Covid-19: TAP realiza na sexta-feira novo voo de repatriamento a partir de Cabo Verde
[Imagem: iStock]

A companhia aérea portuguesa TAP vai realizar na sexta-feira um novo voo a partir da cidade da Praia, Cabo Verde, para repatriar dezenas de portugueses que não conseguiram embarcar na quarta-feira, disse à Lusa fonte diplomática portuguesa.

«Está previsto um novo voo da TAP amanhã [madrugada de sexta-feira para sábado] a partir da Praia que servirá precisamente para levar aquelas passageiros que não conseguiram transportar no primeiro voo porque estavam em ‘overbooking’ [capacidade lotada]», disse.

Sem precisar números de portugueses que querem regressar a casa, a mesma fonte afirmou que o voo vai resolver «definitivamente» esse problema.

Na quarta-feira, dezenas de portugueses concentraram-se no aeroporto internacional da Praia para tentarem embarcar num voo de repatriamento operado pela TAP, mas alguns acabaram por não seguir viagem por não terem lugar.

Ao início da noite de terça-feira, dois aviões da TAP partiram de Lisboa para as ilhas cabo-verdianas do Sal e de Santiago (Praia), transportando várias dezenas de cabo-verdianos em voos de repatriamento – os únicos autorizados por Cabo Verde devido à pandemia da covid-19 – para o arquipélago.

Os mesmos aparelhos regressaram durante a madrugada com centenas de portugueses que já tinham bilhete na transportadora aérea nacional e que viram os voos na TAP cancelados, face à proibição de voos internacionais decretada na semana passada pelo Governo cabo-verdiano, como medida preventiva da pandemia.

Além de Cabo Verde, a TAP já realizou voos semelhantes de Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

Cabo Verde registou até agora quatro casos de covid-19, sendo que o primeiro surgiu há uma semana, na ilha da Boa Vista. Tratou-se de um cidadão inglês, de 62 anos, que acabou por morrer esta semana.

Na mesma ilha, que entretanto foi isolada do restante arquipélago, foram confirmados mais dois casos, também turistas estrangeiros, e já esta semana confirmado o primeiro caso na cidade da Praia, ilha de Santiago.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.

O continente africano registou até hoje 73 mortes devido ao novo coronavírus, ultrapassando os 2.800 casos, em 46 países.

Partilhar