Veja as fotografias e conheça 7 dos teatros mais espetaculares do mundo, clicando nas setas.
[Imagens: iStock/D.R]
1. O Teatro Nacional de Noh, Tóquio (Japão)
Noh (significa "habilidade" ou "talento") é um drama musical clássico do teatro japonês, algumas das suas peças podem ter duração de um dia. O teatro de Noh contém um palco, feito a partir de ciprestes bishu-hinoki com 400 anos, a pintura de um pinheiro como cenário e assentos à volta do palco em forma de leque. Apesar de muito tradicional, o teatro, inaugurado em 1983, contém também muita tecnologia, sendo que em cada assento existe um sistema pessoal de legendagem.
Web: ynt.yafjp.org/en/
2. Teatro Minack, Cornualha (UK)
Teatro ao ar livre, esculpido em 1932 no jardim da sua falecida criadora Rowena Cade. Segundo se diz, foi após a estreia de “A Tempestade” de William Shakespeare, levada a cena por um grupo teatral local, ter sido um grande sucesso.
Devido à sua localização numa falésia, aconselhamos a levar um cobertor, um casaco quente ou até mesmo impermeável, caso o tempo esteja nublado, e se possível, uma almofada, pois os assentos de pedra conseguem ser desconfortáveis após algum tempo.
Atualmente, o teatro continua aberto ao público durante todo ano e com apresentação de peças teatrais entre junho e Setembro.
Web: minack.com/
3. State Theatre, Sydney (Austrália)
Desenhado pelo arquiteto australiano Eli White, o State Theatre foi reconhecido pelo The National Trust of Australia, como «um edifício com grande importância histórica e elevada qualidade arquitetónica».
Foi aberto ao público em 1928 e é o local, onde decorre atualmente o Festival anual de filmes de Sydney. Resulta de uma mistura de estilos, desde gótico, italiano e art deco e, contém também o segundo maior lustre do mundo e um valioso órgão Wurlitzer.
Web: statetheatre.com.au/
4. Teatro Amazonas, Manaus (Brasil)
Desenhado pelo arquiteto italiano Celestial Sacardim e construído no final do século XIX, o teatro, levou 15 anos para ser finalizado. Isto porque muitos dos materiais usados na sua construção foram importados.
As telhas vieram de França, as paredes de aço vieram de Glasgow e as escadas e colunas foram feitas de mármore italiano. O teatro foi ainda decorado com 198 lustres, também vindos de Itália e, a sua famosa cúpula central coberta por 36 mil telhas de cerâmica, pintadas com as cores da bandeira nacional do Brasil.
Web: cultura.am.gov.br/portal/teatro-amazonas/#
5. Teatro Tampa, Florida (USA)
Construído em 1926, é considerado um dos teatros mais elaborados do mundo. Sendo que no seu interior podemos encontrar uma explosão de flores e gárgulas enfurecidas, na tentativa de recriar um pátio mediterrâneo.
Nos anos 1960, o teatro ia ser demolido, no entanto os cidadãos juntaram-se e impediram a sua demolição. Ainda bem. Atualmente, o teatro é bastante famoso pelo seu órgão Wurlitzer de 900 tubos, mas, principalmente pelas 99 lâmpadas presentes no teto, que permitem aos espectadores ter a sensação de estarem sob uma noite de céu estrelado.
Web: tampatheatre.org/
6. Wiener Staatsoper, Viena (Áustria)
Abriu em 1869 com uma performance de “Don Juan”, de Mozart, e reabriu novamente em 1955, após grande parte do edifício ter sido destruído durante a Segunda Guerra, com uma performance de “Fidelio” de Beethoven.
Na fachada principal, sobrevivente ao incidente, encontram-se cinco estátuas de bronze, representativas, da esquerda para a direita, do heroísmo, tragédia, fantasia, comédia e amor. Ainda do lado direito e esquerdo do edifício encontram-se duas fontes, representativas de dois mundos diferentes: do lado esquerdo a música, dança, alegria e leveza, e do lado direito a sedução, tristeza, amor e vingança.
Devido ao Covid-19, o Wiener Staatsoper fechou as suas portas até 2 de abril. No entanto, continua a transmitir performances anteriores, online na sua plataforma de streaming, para todos. Aproveite para assistir a espétaculos de ópera e/ou ballet na sua casa, sem qualquer custo.
Web: wiener-staatsoper.at/en/
7. Teatro Elgin e Winter Garden, Toronto (Canadá)
Resultado da junção de dois teatros, já antigos e encerrados, um em cima do outro. Elgin, um teatro mais formal e decorado com folhas de ouro, tecidos ricos, anjos feitos de gesso e caixas de ópera ornamentadas e, Winter Garden, uma fantasia botânica, com paredes pintadas à mão e um teto revestido de ramos de faia verdadeiros e lanternas, de forma a recriar um jardim.
Após 3 anos de restauração e adição de novos espaços, o teatro foi aberto ao público em 1989.
Web: heritagetrust.on.ca/en/ewg/ewg-home
Hoje é o Dia Mundial do Teatro. Desde 1961 que é assim. Boa desculpa para descobrir algumas das salas mais impressionantes e históricas do mundo.
Todos os anos, o Instituto Internacional de Teatro convida alguém a difundir uma mensagem sobre o teatro e a paz mundial, sendo que a primeira foi escrita pelo escritor e cineasta (entre outras coisas) Jean Cocteau, em 1962.
Esta mensagem é traduzida em mais de 50 línguas e difundida por todos o mundo, em especial nas salas de teatro. A pensar neste dia, escolhemos sete salas na Europa, Ásia, Américas e Austrália que vai querer visitar.
Conheça na fotogaleria acima, alguns dos teatros mais espetaculares do mundo.