Com uma enorme variedade de lugares por todo o mundo, pode ser difícil escolher o próximo destino de férias. No entanto, esse pode não ser o fator mais importante na hora de tomar uma decisão e de organizar a sua viagem.

De acordo com o estudo da revista Lonely Planet, que analisou as respostas de mais de 7 500 membros da sua comunidade mundial de viagens, quase dois terços dos viajantes sente que as experiências são mais importantes do que o destino para onde se viaja. O objetivo traçado passava por descobrir os fatores que motivam as pessoas no momento de tomar decisões relativas aos destinos e às viagens.

Para além de optarem por experiências em vez de destinos específicos, o estudo concluiu também que 95% dos inquiridos encara as viagens como uma «oportunidade única para uma mudança positiva» na sua vida, nos lugares e nas comunidades que visitam.

De facto, 59% dos viajantes olha para as viagens como uma oportunidade para o crescimento pessoal, mais do que acontecia anteriormente, e esse número aumenta para sete em dez nos viajantes com menos de 35 anos.

Outro ponto essencial para os viajantes é a consciencialização ambiental. Cerca de 68% dos inquiridos afirmam que, agora, preocupam-se mais com viagens sustentáveis do que antes. No entanto, apenas 35,2% dos participantes asseguram que têm em consideração o ambiente quando planeiam e organizam as férias.

E há cada vez mais opções para viajar e manter o pensamento focado na natureza – não participar em atividades que envolvam animais, diminuir ao máximo a sua pegada ecológica ou optar por um hotel amigo do ambiente, por exemplo. Tudo para a preservação e futuro do nosso planeta.

Percorra a fotogaleria acima para descobrir os melhores destinos do mundo de 2019, segundo os leitores da Condé Nast Traveller.

Imagem de destaque: iStock/D.R

Partilhar