a carregar vídeo

Restrição de movimentos, ligações aéreas canceladas, países em quarentena, cidades às moscas, uma indústria parada, milhões de pessoas em sobressalto. O que podemos fazer? Continuar a demonstrar que não desistimos de revelar o mundo e que ultrapassamos os obstáculos, sejam atentados terroristas, catástrofes naturais ou epidemias.

Lembram-se do 11 de setembro de 2001 e de como mudou a nossa forma de viajar? Já andávamos por cá. E quando o tsunami de dezembro de 2004 dizimou cidades inteiras na Ásia? Não virámos a cara a indonésios e a tailandeses e voltámos sempre lá para contar as suas histórias e falar do seu paraíso. Quando as notícias falavam de ataques terroristas nas capitais europeias, sabem o que fizemos? Capas. Primeiras páginas com o melhor de Paris e de Londres, assoladas em novembro de 2015 e julho de 2005. E quando, em dezembro de 2010, chegou a Primavera Árabe a destinos preferidos dos portugueses como a Tunísia ou o Egito? Continuámos a mostrar como valem a pena os cruzeiros no Nilo, os mergulhos no mar Vermelho e a festa em Djerba. Na Páscoa do ano passado, foi o Sri Lanka a ser palco da barbárie bombista. Contámos-lhe a história de uma portuguesa que tinha ido para lá viajar, sozinha. Incluímos o país na lista das nossas Grandes Viagens.

Capa da edição de abril de 2020 da revista Volta ao Mundo.

É isto que fazemos. É isto que sabemos fazer: viajar, contar histórias, mostrar os locais onde queremos que todos possam ir. Falar-vos do bom, da história, das diferenças culturais, do que aprendemos quando saímos de casa e conhecemos os outros. E neste momento isso não é aconselhável, possível, devido às restrições relacionadas com o covid-19. E então? Vamos lamentar-nos e cruzar os braços ou começar a preparar o regresso aos dias de ar livre? Vamos à luta.

Esta não é uma causa apenas da Volta ao Mundo, é de todos os que trabalham neste mundo das viagens. Dos nossos amigos viajantes do Fugas e dos nossos camaradas especializados do Publituris e demais publicações e bloggers ligados ao setor; de todos os agentes de viagem – e respetivas empresas e associação reguladora – e de todos os operadores turísticos, companhias aéreas e empresas de cruzeiros a operar por cá; dos hoteleiros e da restauração, dos guias turísticos e das empresas de serviços; do Estado e das embaixadas e dos gabinetes nacionais de turismo representados em Portugal; dos organizadores da maior feira nacional do setor, a BTL (neste ano adiada pelos motivos óbvios) e dos milhões de portugueses que viajam. Nestes momentos somos todos parceiros. E se cada um fizer a sua parte e continuar a acreditar e a apoiar quem trabalha neste setor, a coisa vai. Somos rijos.

Percorra a fotogaleria acima para conhecer alguns dos destaques desta edição.

Ricardo Santos, Editor

Partilhar