As companhias aéreas encontram-se neste momento à procura de possíveis soluções que permitam reduzir a probabilidade de contaminação por vírus durante os voos. Descubra-as na fotogaleria acima

A Aviointeriors, empresa italiana fabricante de assentos para aviões, propõe dois novos modelos de assentos para a classe económica no período pós-pandemia.

Intitulado «Janus», em homenagem a um deus da Roma Antiga com duas faces, o primeiro modelo apresentado pela empresa Aviointeriors consiste numa fila de três assentos, sendo que o banco do meio vai ficar voltado para a direção oposta à dos demais. É uma forma a garantir a distância social exigida entre os passageiros sentados à janela e do lado do corredor. Além disso, os assentos, feitos com materiais de limpeza fácil, serão também equipados com um escudo, feito de material blindado e transparente, reforçando ainda mais a proteção de todos os lados.

No entanto, este modelo apresenta um senão, para além de não poder ser adotado na fila de saída, por não respeitar os regulamentos de segurança, exigiria uma reconfiguração das cabinas dos aviões.

Já o segundo modelo «Glassafe» consiste apenas na colocação de um escudo entre os assentos, não alterando a sua posição padrão mas também não respeitando a distância social exigida. Apesar disso, a Aviointeriors assegura que o escudo impõe uma barreira segura entre os passageiros sentados lado a lado. A empresa afirma ainda que as companhias aéreas já demonstraram interesse nestes dois projetos e que acredita poder lançá-los dentro de oito a onze meses, após concluídas todas as fases de design.

Mesmo que não cheguemos a usar estes assentos é tranquilizador saber que medidas e soluções estão a ser estudas para que quando pudermos voltar a viajar. Que o façamos em segurança.

Imagem de destaque: Facebook Aviointeriors/D.R

Partilhar