O mundo está temporariamente fechado, mas por todo lado há formas alternativas para manter a cultura e as viagens presentes na vida de todos. Aproveite a tecnologia e mantenha o horizonte aberto.

Museus, jardins zoológicos, parques nacionais, orquestras e músicos estão a usar os meios à disposição para transmitir concertos, visitas e outras atividades para ajudar a suportar o isolamento forçado. Para quem gosta de música clássica, a Filarmónica de Berlim abriu o seu arquivo digital dando acesso a centenas de concertos antigos; a Melbourne Symphony Orchestra vai transmitir no seu canal de Youtube, espetáculos em livestream e o Teatro Regio criou um canal no Youtube, apropriadamente chamado, Opera on the Sofa.

Para quem tem outras preferências musicais, também há muita escolha. Nas últimas semanas John Legend e Chris Martin foram dos primeiros a dar concertos online e criaram uma onda de concertos em rede. No Instagram o projeto «Together At Home», em associação com a Organização Mundial de Saúde e a Global Citizen, é uma boa maneira saber quais as iniciativas que estão a ser organizadas por músicos de todo o mundo. Siga #TogetherAtHome.

As visitas aos museus também podem continuar. Grandes instituições como o MoMa em Nova Iorque, o Museu D’Orsay em Paris, a Tate Britain em Londres ou Rijksmuseum em Amesterdão, permitem visitar grande parte do seu espólio de modo virtual e muito informativo. As possibilidades não ficam por aqui, há mais locais a visitar, como o Castelo de Blarney em Cork na Irlanda, o Aquarium de Monterey Bay na Califórnia que permite ver em tempo real os animais, tal como o Zoo de San Diego.

A não perder está a experiência do Art & Culture da Google, com o programa «The Hidden Worlds of the National Parks» (Os Mundos Escondidos dos Parques Nacionais). Siga os guias oficias de cinco parques nacionais, numa uma visita em inglês pelas paisagens incríveis de cinco parques nacionais norte-americanos: Parque Nacional dos Vulcões no Havai, Carlsbad Caverns no Novo México, Bryce Canyon no Utah, Kenai Fjords no Alasca e Dry Tortugas na Florida. Ponha os auscultadores, sente-se no sofá e aproveite a viagem. Não é a mesma coisa, mas por agora, terá de ser esta a forma de viajar, aproveitando para escolher qual o destino que vai querer visitar, assim que possível. Faça já o trabalho de casa com, a Volta ao Mundo.

Imagem de destaque: D.R

Partilhar