Veja nos slides seguintes algumas das praças mais emblemáticas.
[Imagens: Shutterstock]
1. Praça de São Pedro, Vaticano
É a porta de entrada no Vaticano e a área onde se situa a Basílica de São Pedro, o maior e mais importante edifício da religião cristã e local onde milhares de crentes e curiosos se juntam para ouvir e ver o Papa. No centro, ergue-se um obelisco com quarenta metros de altura.
vatican.va
2. Praça Vermelha, Moscovo - Rússia
Na União Soviética era ali que se alinhavam as tropas. Hoje são os turistas quem se rende à beleza da sua construção e a tudos os edifícios que envolvem a praça, desde a Catedral de São Basílio, que é um ícone nos postais de Moscovo, ao Museu Histórico do Estado. É um dos locais mais procurados do Kremlin.
3. Plaza de Armas, Cusco - Peru
Todas as ruas da cidade velha de Cusco vão dar a esta praça onde sobrevivem marcas deixadas pelo império inca há cerca de 500 anos, tal como o templo de Machu Picchu. No centro da praça há um jardim simpático para passear e deixar o tempo passar. A Catedral de Cusco é imperdível.
visitperu.com
4. Zocálo, Cidade do México - México
A Praça da Constituição é a segunda maior do mundo e a primeira nos países de língua espanhola. De um lado está o Palácio Nacional e a norte a Catedral Metropolitana aberta desde 1810: é a maior de todas no continente americano. No centro da praça está hasteada uma bandeira gigante do México e quando há manifestações ou protestos é ali que as multidões de juntam.
visitmexico.com
5. Praça do Comércio, Lisboa - Portugal
Construída depois do terramoto de 1755, é uma das maiores praças do mundo e é considerado o centro oficial de Lisboa. Ali, onde em tempos chegavam sobretudo navios de mercadorias, hoje são os turistas quem ocupam e dão vida à área, rendidos ao encanto da capital portuguesa. A praça ficou também marcada para sempre pelo dia do Regicídio, em 1908, com a morte do rei D. Carlos I e do filho herdeiro D. Luís Filipe.
visitlisboa.com
6. Place des Vosges, Paris - França
Ponto de encontro de muitos parisienses, que se sentam à conversa nos seus jardins e relvados imaculados rodeados pelas arcadas alaranjadas com telhados pretos de ardósia. O charme e romantismo tão caraterísticos de Paris. É a mais antiga praça da cidade e tem morada no bairro (chique) de Marais.
paris.info
7. Trafalgar Square, Londres - Inglaterra
É um ponto de paragem obrigatório para quem visita Londres, pelo menos na primeira vez. O centro de uma das cidades mais movimentadas do mundo, onde se cruzam nada mais nada menos do que dezassete linhas de autocarros. Vale a pena conhecer o museu de arte na National Gallery, com mais de duas mil pinturas desde o século XIII.
visitlondon.com
8. Praça Tiananmen, Pequim - China
É a grande praça no centro de Pequim e a terceira maior do mundo. A norte está a Cidade Proibida, antiga residência dos imperadores da China, que desde junho limitou o número de visitantes a 80 mil por dia, na tentativa de travar a massiva entrada de turistas no complexo.
cnto.org
9. Plaza Mayor, Madrid - Espanha
A capital espanhola nunca passa de moda. Há sempre novidades para descobrir, mas também há referências incontornáveis como a Plaza Mayor. E mesmo com os preços elevados praticados nos cafés e restaurantes nas arcadas é sempre um local único para se estar e provar umas tapas, enquanto se aprecia o charme de Madrid.
esmadrid.com
10. Times Square, Nova Iorque - EUA
A praça «onde todas as estradas se encontram», um daqueles locais em que a vida nunca para. Seja durante o dia, com centenas de pessoas a atravessar as passadeiras, os táxis amarelos e os prédios a esconder o sol, seja durante a noite, graças aos néons das marcas e aos famosos ecrãs gigantes com publicidade. Está a meio de Manhattan, no cruzamento da Broadway com a 7ª Avenida.
timessquarenyc.org
11. Naghsh-e Jahan Isfahan, Irão
Situa-se no centro da cidade de Isfahan e é uma das maiores e mais bonitas praças do mundo. Ao longo das arcadas com um comprimento de 500 metros há vários pontos importantes referentes ao império safávida, considerado o maior império iraniano desde a conquista muçulmana de Pérsia. Especial destaque para a cúpula do Mosteiro de Sheikh Lotfollah com os interiores muito trabalhados.
tourismiran.ir
12. Praça da Cidade Velha, Praga - República Checa
A praça não mudou mui to nos úl t imos 800 anos, pelo menos a nível arquitetónico. Começou como local onde era o mercado da cidade, e hoje recebe todos os dias centenas de turistas à procura sobretudo da torre do famoso relógio astronómico, à qual vale apena subir e ter uma vista sobre os telhados de Praga, e da Igreja Týn. Em época de Natal, o ambiente regressa aos antigos mercados com pequenas lojas e produtos tradicionais, desde o vinho quente às castanhas assadas.
prague.eu
13. Piazza Del Campo, Siena - Itália
Tem a forma de uma concha, uma espécie de D e é, em grande parte, conhecida pela Torre del Mangia, que dá um toque especial à praça medieval no central de Siena, na região da Toscana. É ali que todos os anos decorre a Palio de Sine, uma corrida de cavalos a rigor e tradição desde o século XVII.
discovertuscany.com/siena
14. Praça de Maio, Buenos Aires - Argentina
O nome deve-se à comemoração da Revolução de Maio de 1810, quando a Argentina abriu caminho à independência no país. Está no centro de Buenos Aires e destaca-se o imponente edifício de finais do século XIX, batizado de Casa Rosada: a residência oficial da Presidência da Argentina.
argentina.travel
15. Praça Jemaa el-Fna, Marraquexe - Marrocos
É a praça mais movimentada de Marraquexe, desde que foi fundada no século xi, e cruza uma imensa tradição cultural do país, das expressões artísticas e acrobatas, aos músicos e dançarinos. Mas é a noite que o grande mercado se transforma, com as suas barraquinhas de comida magrebina.
visitmorocco.com
São praças incontornáveis, algumas em capitais, em vários cantos do mundo. Em todas há muito para descobrir, seja o peso da história que carrega, a beleza arquitetónica, a dimensão, as luzes, o barulho, o passado e o presente.
Por mais voltas que se dê ao mundo, há sempre uma praça a que ficamos mais ligados. Onde fomos felizes, onde queremos voltar mais tarde, onde nos sentimos bem a ver a vida a passar, numa esplanada ou num jardim, com um livro ou um café. As praças são pontos de encontro, onde todas as ruas vão ter, contam histórias, assistiram a manifestações, protestos e a momentos de alegria.
E por mais pequena que seja uma praça, há sempre algo que a torna especial. Qual é a sua praça de eleição?