A pensar nos dias que enfrentamos, escolhemos algumas sugestões para tornar mais útil o tempo que se passa em recolhimento. Exercício físico, sugestões de leitura, tutoriais na net e dicas para arrumar a garrafeira.

Exercício físico cá dentro

Ficar mais tempo em casa pode ser uma oportunidade para começar a treinar. Para quem se quer pôr a mexer, ou não quer deixar de o fazer, o YouTube é um bom ponto de partida. Esta é uma seleção de canais com treinos que se pode fazer em pouco espaço, sem exigência de equipamento. Neles, pode encontrar fitness, HIIT, dança, yoga e treinos inspirados no ballet.

Textos de Ana Luísa Santos

1 | FITNESS BLENDER | FITNESS
O casal de personal trainers Kelli e Daniel Segars sugere treinos que requerem pouco espaço em casa, dado que os exercícios não exigem grande movimentação, surgem em várias intensidades e são livres de aparelhos. Contudo, quem tiver algum equipamento, como bandas elásticas, kettlebells ou halteres, também lhes pode dar uso, já que o casal os inclui em exercícios pontuais. Em vídeos diretos ao assunto, sem música de fundo e com um cenário completamente branco, o casal faz exercícios de pilates, cardio, HIIT e rotinas de kickboxing, que incluem agachamentos, diferentes tipos de abdominais, saltos, deadlifts, chutos e socos.
CANAL: youtube.com/user/FitnessBlender

2 | CAROL BORBA | FITNESS
Há mais de 500 vídeos para descobrir no canal da personal trainer brasileira Carol Borba. As aulas estão divididas por temas, como treino para quadril, treino aeróbico, aula sem impacto, aula de dança e treino para grávidas, bem como os desafios #borbafolia e #borbabumbum. Para quem não treina há algum tempo, está a começar ou procura um ritmo mais ligeiro, Carol lançou o segmento Caminhada em Casa – Treino para Iniciantes. Em 12 vídeos de cerca de dez minutos são apresentados exercícios simples, como marcha, agachamentos e rotações.
CANAL: youtube.com/carolborbaoficia

3 | THE BODY COACH TV | HIIT (HIGH-INTENSITY INTERVAL TRAINING)
Todas as semanas, o personal trainer Joe Wicks lança novos vídeos de HIIT no seu canal The Body Coach TV. Há-os para iniciantes, de baixo impacto, de 25 minutos e as séries 7 days of sweat e «8 days of sweat. A pensar em quem tem crianças pequenas, Joe alinhavou os treinos active 8 e 5 minute move, direcionados para fazer com os mais pequenos, onde estão incluídos exercícios simples como saltos, marcha, sprint, agachamentos, burpees e lunges. Apesar de a grande parte dos vídeos não exigir qualquer equipamento, Joe também tem treinos com kettlebells.
CANAL: youtube.com/user/thebodycoach1

4 | SUPER HERO FITNESS TV | DANÇA
A cantora, dançarina e estrela de fitness Keaira LaShae propõe treinos de dança animados e muito intensos. Há-os para quem pretende um trabalho mais focado nos abdominais, como o dancing abs full workout, ou para quer melhorar a flexibilidade, sugerindo-se para isso o mobility workout, todos com música de fundo. A lista de reprodução burn to the beat fitness workouts reúne um conjunto de 13 vídeos produzidos em parceria com o canal BeFiT, onde Keaira apresenta treinos de alta intensidade combinados com coreografias ao som de ritmos latinos, africanos e hip hop, pensados para queimar calorias, ganhar músculo, tonificar pernas e glúteos e ativar o metabolismo.
CANAL:youtube.com/user/superherofitnesstv

Gratuitos e bem explicados, estes canais no YouTube podem ser uma boa companhia.

5 | YOGA WITH ADRIENE | YOGA
Com mais de seis milhões de subscritores, o canal Yoga with Adriene é um dos mais relevantes do YouTube. Adriene Mischler publica vídeos com regularidade e para vários níveis, orientando de forma clara quem os vê. Há yoga para principiantes, crianças, adolescentes, sempre convidando à mindfulness e ao amor-próprio. Adriane criou também sessões específicas para certas profissões, como yoga para músicos, escritores, jardineiros, chefs e enfermeiros, e para ajudar a lidar com sensações como a solidão, a ansiedade e o stress. Além de vídeos avulsos, encontram-se também as séries 30 days yoga journeys, com 30 vídeos que incentivam à prática diária de yoga.
CANAL: youtube.com/user/yogawithadriene

6 | LAZY DANCER TIPS | BALLET
A bailarina Alessia Lugoboni demonstra como o ballet pode inspirar treinos simples em casa, em vídeos cuidadosamente produzidos, com cerca de dez minutos. As suas dicas tanto ajudam bailarinos profissionais a melhorar a sua técnica como amadores a ficar em forma, graças aos seus treinos de cárdio, alongamentos, exercícios para as costas, os abdominais, os braços, postura e reforço dos tornozelos, que promovem a flexibilidade, o equilíbrio e a força.
CANAL:youtube.com/c/LazyDancerTipsWithAlessia

7 | MIHRAN KIRAKOSIAN | DANÇA
Tutoriais de locking, popping, coreografias de hip hop e de movimentos de dança do Michael Jackson – incluindo o moonwalk – são alguns dos vídeos feitos por Mihran Kirakosian para o canal de YouTube homónimo. O dançarino ensina também quem quer aprender a dançar hip hop do zero com cerca de 40 vídeos para iniciantes, com passos de dança básicos, sugestões de aquecimento e alongamento e coreografias explicadas de forma simples. Todas as segundas, quartas e sextas há vídeos novos.
CANAL:youtube.com/user/mihrantv

8 | CAROLINE JORDAN | FITNESS
Caroline Jordan, coach certificada em saúde e fitness, pretende, com os seus vídeos lançados todas as semanas, ensinar a usar o «movimento como remédio para o bem-estar físico e mental». Além de diversos vídeos curtos focados em parte do corpo como abdominais, braços, glúteos, ancas e coxas, Caroline lançou conjunto de treinos sentados, em que só é preciso uma cadeira. Para quem tem dificuldade em estar de pé, ou simplesmente quer experimentar algo diferente, há mais de uma dezena de opções, entre treinos de aeróbica, HIIT (high-intensity interval training), cardio e até yoga.
CANAL: youtube.com/user/TheCarolineinthecity

Organizar a garrafeira

Olhe à sua volta, visite as prateleiras altas da despensa, os cantos menos visitados da casa e olhe com outros olhos para os presentes deixados por amigos e familiares nos Natais e aniversários. De repente, com as dicas que lhe damos, está a empreitada feita.

Texto de Fernando Melo

Os presentes líquidos que recebemos e acumulamos dependem do quanto nós próprios cultivamos o gosto e o prazer de abrir uma boa garrafa de vinho. Mas sabe sempre bem receber um presente para um momento futuro. Se vai acumulando na despensa, seja porque não sabe bem quando beber, não faz ideia do que pode acompanhar ou até se acha que é boa demais para abrir, fique sabendo que está em sintonia com mais de oitenta por cento dos consumidores. É um quebra-cabeças que aparentemente não tem solução e por isso vai deixando acumular. Hoje mesmo vai começar a organizar as existências vínicas, para que o monte de garrafas passe a ser a sua garrafeira.

Em primeiro lugar, agrupe as garrafas, separando, por exemplo, espumantes, brancos, rosés, tintos e licorosos (vinhos do Porto, Madeira, etc.). Se tiver vinhos de vários anos, distinga entre mais e menos de cinco anos. Todos ficam surpreendidos com a diversidade de néctares que sem querer estavam ali sem dar por eles. O próximo passo é reservar um metro cúbico – um metro de largura, um metro de altura e um metro de profundidade – e comprar módulos para garrafas numa qualquer grande superfície de bricolage ou artigos para o lar. Para evitar cheiros e bolores, o plástico continua a ser a melhor opção, e com 5 euros apenas compra um módulo para seis garrafas deitadas de encaixe e empilhável. No metro cúbico que reservou vai conseguir colocar seis desses módulos e de repente está com espaço para 36 garrafas. Nos dois níveis mais baixos, coloque as mais antigas e valiosas; aquelas que vai querer guardar mais tempo, para num jantar especial rapidamente as encontrar. É também aqui que deve deitar as garrafas de vinhos licorosos. Nas quatro superiores, organize assim: espumantes e rosés na primeira, brancos na segunda, tintos ligeiros (sem madeira) na terceira, tintos encorpados e com madeira na quarta.

Tem vitela assada no forno com batata gratinada para o jantar? Quarta prateleira ou – se for para uma visita especial – a prateleira de baixo. Mariscada com maionese e saladas? Segunda prateleira. Requeijão de aperitivo? Um rosé da prateleira de cima. Sobremesa conventual? Um licoroso lá mais de baixo. É só apanhar-lhe o jeito, o êxito está garantido!

Ler livros no ecrã

Clássicos da literatura portuguesa e várias outras obras a descarregar livremente para o seu tablet ou no computador, em formato e-book ou em pdf. Se ler é viajar, este tempo pode tornar-se uma bela viagem.

Textos de Dora Mota

1 | PLANO NACIONAL DE LEITURA DIGITAL
Há vários livros para folhear no ecrã, alguns deles com possibilidades interativas, e ainda em versão audiolivro, possibilidade particularmente útil para crianças que ainda não sabem ler. Os livros estão organizados em seis coleções: Zero Desperdício, Cidadania, Livros do Oriente, Concelhos de Portugal, Catástrofes, Alimentação Segura, Saudável e Sustentável. Estão também organizados por idades, em seis gavetas dos 5 aos 15 anos, com obras coloridas e ilustradas para os mais novos e outras orientadas para temas de sociedade, para os mais velhos. Todo o site tem recursos digitais, como vídeos e podcasts, mas pode ir diretamente à biblioteca digital através do link aqui indicado.
CANAL: planonacionaldeleitura.gov.pt/biblioteca/

2 | BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL
Lugar para gostos especiais, com grande reserva de documentos para bibliófilos, como uma coleção de espólios com manuscritos, imagens de livros e cadernos, fotografias e entrevistas (entre outros materiais) de autores como Sophia de Mello Breyner Andresen, José Saramago, Camilo Pessanha, Florbela Espanca, Eça de Queiroz, Rómulo de Carvalho e Vitorino Nemésio. Tem ainda outras raridades, como partituras, iconografia e cartografia. Este site proporciona tempo bem passado para curiosos e apaixonados pelas maravilhas do papel impresso, no seu valor patrimonial e histórico.
CANAL: bndigital.bnportugal.gov.pt

3 | LUSO LIVROS
Pequeno paraíso para quem gosta de e-books, mesmo que a oferta seja orientada para a literatura portuguesa. Quem não anda a adiar mergulhar na obra de Raúl Brandão ou encontrar alguns títulos especiais da vastíssima e suculenta obra de Camilo Castelo Branco? Esta pode ser a oportunidade de descarregar edições atuais deste e de vários outros autores, de Bocage a Eça de Queiroz, com os livros organizados por categorias como contos ou romances. Tem ainda um útil tutorial sobre como descarregar e armazenar livros no computador, no tablet e no telemóvel (em Android e IOS)
CANAL: luso-livros.net

4 | PROJECTO ADAMASTOR
Biblioteca de obras em domínio público (livres de direitos de autor) convertidas em formato de e-book, com ferramenta de pesquisa que pemite selecionar autores, géneros ou coleções. Muito focada em autores portugueses, mas não só: está lá o Hamlet, de Shakespeare. Apresenta ainda entrevistas a autores sobre leitura e podcasts literários.
CANAL: projectoadamastor.org/

5 | PROJETO GUTENBERG
Um acervo de quase 40 mil livros digitais em várias línguas que pode ser útil pela grande variedade de temas cobertos, infantojuvenil, história ou política, além de obras literárias. Guarda mais de 500 obras em português.
CANAL: gutenberg.org

Bons tutoriais na net

As artes manuais sempre foram uma boa e relaxante forma de passar o tempo, por isso aproveite para aprender técnicas como origami, macramé ou até costura.

Textos de Ana Costa

1 | ORIGAMI
A arte japonesa de dobrar papel tem já milhares de anos, mas continua a ser um desafio aliciante e que atrai admiradores de todas as idades. Das figuras mais simples às mais complexas, não faltam tutoriais que mostram passo a passo as dobras e os vincos necessários para fazer flores, aves, dragões, gatos e muitos outros animais e objetos. O canal Easy Origami, com vídeos em português, ensina a fazer marcadores de livros, um sapo que pula e até fantoches em papel. Já no canal de Jo Nakashima encontram-se bonitas borboletas, águias de duas cores e ainda o mestre Yoda, da saga Star Wars.
MATERIAIS ESSENCIAIS: papel de várias cores.
CANAIS DE YOUTUBE:
EASY ORIGAMI
WEB: youtube.com/channel/UCbEiPECXvNKtaa4dUBRUh1w
JO NAKASHIMA – Tutoriais de Origami
WEB: youtube.com/user/jonakashima

Encontre inspiração para dar uma segunda vida a alguns objetos.

2 | COSTURA E TRICÔ
Elisa Dantas, criadora e professora de costura em São Paulo, é A Costureirinha. Assim se chama o canal onde se propõe a «descomplicar a costura», com dicas e tutoriais passo a passo, desde uma simples bainha, ao aproveitamento de retalhos de tecidos e à personalização de peças. Ali aprende-se a fazer aventais, mochilas, blusas, calções, almofadas e outros projetos criativos. Já no campo do tricô, a portuguesa Filipa Carneiro, fundadora da marca Nionoi, ensina todos os pontos de base em vídeos de iniciação que logo dão lugar aos de botas e gorros para bebés, ou até camisolas e luvas para toda a família.
MATERIAIS ESSENCIAIS: tecido, linha, tesoura, máquina de costura, fita métrica, lã, agulhas.
CANAIS DE YOUTUBE:
A Costureirinha
WEB: youtube.com/user/acostureirinha
Nionoi – Filipa Carneiro
WEB: youtube.com/user/nionoihandmade

4 | MACRAMÉ
Os nós são o elemento-base de qualquer trabalho de macramé, uma técnica de tecelagem manual que tem vindo a ganhar popularidade, principalmente no mundo da decoração. A combinação de diferentes padrões de fios ou cordas entrelaçadas e das franjas que pendem dos nós resulta em bonitas peças, como suportes para plantas, candeeiros, bijuteria e outros acessórios. Um bom ponto de partida para tomar pulso a esta técnica, cuja origem remonta aos tecelões árabes do século xiii, é o canal de YouTube Lots of Knots (traduzido para português significa, oportunamente, «muitos nós»). Ali encontram-se vídeos com vários níveis de dificuldade, onde se mostra como fazer cada um dos nós, para depois os aplicar a diferentes trabalhos. Para um nível mais avançado, vale a pena espreitar o canal Createaholic.
MATERIAIS ESSENCIAIS: corda/fio e tesoura.
CANAIS DE YOUTUBE:
LOTSOFKNOTS CANADA
WEB: youtube.com/channel/UCIjc3McSyWGtKjFIz439AWg
CREATEAHOLIC
WEB: youtube.com/channel/UCdoCMY82-r1IIkegRSHBi1g

4 | UPCYCLING
The Sorry Girls, o duo canadiano composto por Becky Wright e Kelsey MacDermaid, tem quase dois milhões de seguidores no seu canal de YouTube e é uma referência no que diz respeito aos vídeos DIY (do it yourself), que é como quem diz faz tu mesmo. Dão uso à pistola de cola quente para criar peças de mobiliário e acessórios de raiz e
dar nova vida a objetos antigos. Outra youtuber dedicada aos trabalhos manuais é Maddu Magalhães, que na série de vídeos Do Lixo ao Luxo transforma materiais em fim de vida útil em peças de decoração para a casa, como um centro de mesa que é também um jardim Zen.
MATERIAIS ESSENCIAIS: objetos para transformar, pistola de cola quente.
CANAIS DE YOUTUBE:
The Sorry Girls
WEB: youtube.com/channel/UCSJWlswfVUgyVliZaEFoaBw
Maddu Magalhães
WEB: youtube.com/channel/UCdlBxBfi4gDiIDnpJiJCkQA


Com o apoio da revista Evasões


Artigo publicado originalmente na edição de abril de 2020 da revista Volta ao Mundo, número 306.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.