Todos os anos cerca de 30 milhões de pessoas escolhem as Caraíbas para passar férias. Os portugueses fazem parte desta lista, com destaque para as viagens à República Dominicana, Cuba ou Jamaica. São viagens de avião relativamente curtas, boa relação qualidade-preço e excelentes possibilidades de experimentar a tripla praia-rum-música praticamente ao longo de todo o ano. Com a pandemia, tudo mudou, mas alguns destes destinos já se preparam para receber os primeiros visitantes estrangeiros, como confirmou a revista Travel & Leisure.
Confira onde é que se vai deliciar com a sua próxima piña colada à beira-mar. Queremos voltar para as ilhas o quanto antes.

Anguila
Este território ultramarino britânico só registou 3 casos de Covid-19. Tem os aeroportos e portos marítimos fechados até 30 de junho. Falta pouco para mergulhos com tartarugas e caminhas épicas na natureza.
ivisitanguilla.com

Antigua e Barbuda
Abriu fronteiras a 1 de junho, é requerido a cada visitante um teste à Covid-19 realizado 48 horas da chegada, apresentação de documentação que o confirme como negativo e que ande com máscara nos locais públicos. Não havendo o teste, pode ser feito e pago localmente ou proceder a uma quarentena de 14 dias em hotel, paga pelo visitante.
visitantiguabarbuda.com

Aruba
Não chegaram a 100 os casos da doença neste território dos Países Baixos. Abertura de fronteiras apontada para o período entre 15 de junho e 1 de julho. Tem certificado um programa de limpeza e higiene para as atividades ligadas ao turismo.
aruba.com

Bahamas
A 1 de julho está programada a reabertura comercial internacional, mas a partir de 15 de junho já será possível para iates e aviões privados. O número de casos ultrapassou por pouco os 100 pacientes.
bahamas.com

Barbados
Todos os passageiros devem ser submetidos a uma quarentena de 14 dias. A 1 de junho o comércio local e as praias foram abertas ao público. Houve 92 casos de Covid-19 desde o início de 2020.
visitbarbados.org

Bonaire, Santo Eustáquio e Saba
Fazem parte da jurisdição dos Países Baixos e as suas fronteiras estarão fechadas até 15 de junho, pelo menos. Continuam tão exclusivos como quase desconhecidos.
holland.com

Cuba
A ilha teve menos de 3000 casos e os aeroportos estarão encerrados até 30 de junho. No próximo mês, Havana, Santiago e os cayos estarão prontos para receber quem chega. Em 2019 foram 32 mil turistas portugueses.
cuba.travel
Curaçao
Foram menos de 20 os infetados por Covid-19 neste também território com bandeira dos Países Baixos. Até 15 de junho o aeroporto internacional estará encerrado.
curacao.com

Dominica
Não há data definitiva apontada, mas 1 de julho poderá ser o dia da reabertura. Para já todas as fronteiras estão fechadas a ligações comerciais e privadas. Há recolher obrigatório todas as noites.
tourism.gov.dm

República Dominicana é o Destino Internacional da BTL 2020
[Imagem: iStock]
Granada
Está marcada para 30 de junho a reabertura das fronteiras. Os protocolos de segurança e higiene estão todos em funcionamento e o número de casos ultrapassou por pouco as duas dezenas. O estado de emergência continua em vigor.
grenadagrenadines.com

Guadalupe
A quarentena foi levantada nesta ilha francesa a 11 de maio, mas o turismo ainda não foi autorizado. Houve 162 casos reportados e a reabertura poderá só acontecer em julho.
fr.guadeloupe-tourisme.com

Haiti
Teve mais de 2200 casos e a fronteira com a República Dominicana foi encerrada em março. A 2 de junho já teve ligações aéreas restabelecidas com os EUA. Decorre ainda um recolher obrigatório noturno.
tourisme.gouv.ht

Ilhas Caimão
Neste território ultramarino britânico foram registados 150 casos de Covid-19. Até 1 de setembro não estão autorizados quaisquer ligações internacionais de lazer, por ar e mar. O recolher obrigatório continua ativo todas as noites e é obrigatório o uso de máscara nos espaços públicos.
visitcaymanislands.com

Ilhas Virgens Americanas
A reabertura aconteceu a 1 de junho com regras rígidas quanto aos protocolos de higiene e distância social. Houve 70 casos reportados e o estado de emergência estará em vigor até 11 de julho.
visitusvi.com

Ilhas Virgens Britânicas
Apenas 8 casos registados, um dos valores mais baixos das Caraíbas. Para já, o acesso só é permitido a cidadãos e residentes, desde que submetidos a uma quarentena de 14 dias. Recolher obrigatório noturno em vigor, mas com praias abertas ao público das 06h00 às 15h00.
bvitourism.com

Jamaica
O regresso ao trabalho na ilha do reggae deu-se a 1 de junho, mas o recolher obrigatório à noite continua ativo. Houve perto de 600 pacientes identificados e os voos internacionais devem ser retomados durante a primeira quinzena deste mês. Boas notícias para os mais de 4000 portugueses que todos os anos aqui chegam.
visitjamaica.com

Martinica
Todos os visitantes, excepto os provenientes do também território francês de Guadalupe, devem submeter-se a uma quarentena de 14 dias. Aeroporto e porto de cruzeiro foi encerrado no fim de março e não há ainda previsão para a reabertura. Foram registados 200 casos de Covid-19.
martinique.org

Monserrate
Apenas 11 pessoas foram afetadas diretamente pela Covid-19 neste território britânico. A atividade comercial foi retomada no fim de maio, mas ainda não há indicação quanto ao turismo internacional.
visitmontserrat.com

Porto Rico
Chegou quase aos 4000 casos, ainda tem um recolher obrigatório noturno e a obrigatoriedade de quarentena de 14 dias para quem chega. Uso de máscaras é necessário em todos os espaços públicos.
discoverpuertorico.com

República Dominicana
No ano passado, foi o destino mais visitado por turistas portugueses nas Caraíbas, com mais de 35 mil turistas nacionais. De momento, as fronteiras continuam fechadas, mas o processo de regresso à atividade está marcado para 1 de julho. O país teve perto de 18 mil infetados com Covid-19.
godominicanrepublic.com

São Bartolomeu
É um dos destinos mais paradisíacos – e exclusivos – das Caraíbas. Teve apenas seis casos identificados e um plano de desconfinamento que se tornou real a 1 de junho. St. Barts, como também é conhecido este território francês, começa agora a recuperar a sua aura de ilha das celebridades.
saintbarth-tourisme.com

São Cristovão e Neves
Os 15 casos identificados levaram a que a ilha ficasse fechada a qualquer ligação internacional, pelo menos até 13 de junho. Há recolher obrigatório à noite, as praias estão abertas de manhã e ninguém anda sem máscara.
stkittstourism.kn

São Martinho
A ilha está dividida entre território francês e dos Países Baixos. Teve mais de 110 casos reportados e ambas as metades continuam fechadas ao turismo internacional. Já não é obrigatório estar em casa, mas não se pode circular sem máscara.
stmartinisland.org e st-martin.org

Santa Lúcia
Os visitantes começaram a voltar a 4 de junho, desde que apresentassem um teste negativo feito 48 horas antes. Houve menos de 20 casos oficiais e todos os protocolos relativos à Covid-19 estão a ser postos em prática.
stlucia.org

São Vicente e Grenadinas
Todas as pessoas que lá conseguem chegar são sujeitas a uma quarentena de 14 dias. Não há ainda voos comerciais autorizados, mas as medidas de higienização estão bem implementadas. Nesta pequena nação apenas 26 casos foram reportados.
discoversvg.com

Trindade e Tobago
Conhecido pela diversidade e pelo Carnaval este estado teve 117 casos de Covid-19 identificados. Entrou na fase 2 de reabertura em maio e, aos poucos, regressa à normalidade.
tourism.gov.tt

Turcas e Caicos
Este território britânico teve uma dúzia de casos e tem prevista reabertura a cidadãos internacionais a 22 de julho. O terminal de cruzeiros só estará operacional a partir de 31 de agosto. Restaurantes e comércio já estão em funcionamento.
turksandcaicostourism.com

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.