A Associação de Promoção da Madeira (APM) vai lançar a campanha «Portugal Tropical», que pretende desafiar os visitantes oriundos do mercado nacional a descobrir o arquipélago, foi hoje anunciado.
«A nova campanha da Madeira pretende mostrar que podemos encontrar nestas ilhas o lado tropical de Portugal», lê-se numa nota divulgada pela APM. A campanha começa no dia 15 de junho e divide-se em dois períodos: junho/julho e setembro/outubro.
Segundo a nota da APM, o objetivo é «dar a conhecer a Madeira no mercado nacional, sob um novo ângulo, reforçando a forte componente de natureza e apresentando-se como a opção perfeita para férias de longa duração».
«Esta é uma campanha ousada, que pretende chamar a atenção pelas suas características quase disruptivas e que tem como objetivo dar a conhecer atributos da Madeira que são pouco conhecidos no mercado nacional, nomeadamente a sua natureza exuberante», escreve o presidente da APM, Nuno Vale.
O responsável destaca que esta região «tem feito um bom trabalho a nível da segurança sanitária, que já mereceu o reconhecimento de organismos, como o site European Best Destinations (Melhores Destinos da Europa), que considerou a Madeira como um dos locais mais seguros na Europa para viajar neste verão, assim como a praia do Porto Santo – uma das mais seguras em toda a Europa».
«As ilhas da Madeira e Porto Santo são, por isso, o destino ideal para a retoma das viagens», sublinha Nuno Vale.
De acordo com os dados divulgados domingo, a Madeira tem apenas um caso ativo de covid-19, mantendo o acumulado de 90 infetados, sem qualquer óbito e ausência, neste momento, de doentes a precisar de cuidados hospitalares.
A campanha «Portugal Tropical» salienta que o conceito de viagens levam «o nosso imaginário» para destinos com características como «o mar com temperaturas amenas, praias de água cristalina, uma floresta milenar e paisagens que parecem desenhadas», muitas vezes em países distantes, mas que podem ser encontrados «aqui tão perto, na Madeira».
A APM realça a mensagem da campanha com a proclamação «se não fosse tão perto, iria achar que é muito longe», complementado com as imagens deste destino que parecem «incríveis» e mostram «os verdes das cascatas inesperadas, o azul do mar e o tom quente da luz única da ilha».
A campanha recorda que a Madeira tem a Floresta Laurissilva, considerada Património Mundial da Humanidade desde 1999, «cascatas de cortar a respiração e as plantas tropicais, que não sendo endémicas, nascem na Madeira como se estivessem em casa».
O arquipélago é também conhecido pelo «azul invulgar do mar», pelas piscinas naturais e pela praia do Porto Santo, com nove quilómetros de extensão, refere a APM.
A campanha não esquece «os aromas e cores das flores e frutos tropicais», com variedades como as estrelícias, orquídeas, helicónias, hibiscos e próteas, espécies que «nascem de forma natural, para embelezar a ilha», enquanto os frutos exóticos «oferecem uma viagem de sabores, que ficam guardados na memória como o maracujá, a banana, a papaia, o abacate, a anona, os araçaís e muitos outros».
«Este ano, viaje para longe, mesmo aqui tão perto. Visite a Madeira!» recomenda a campanha que pretende marcar o arranque do turismo, o principal setor económico da região autónoma que sofreu um duro revés com a pandemia da covid-19.
«Portugal Tropical» vai ser divulgado através da televisão, de uma rede de mupis em Lisboa e Porto e nas redes sociais.
Lusa