Uma pandemia, todas as fronteiras fechadas, milhares de aviões em terra, quatro formas de viajar, quatro exemplos de reinvenção no modelo de negócio do Turismo. A Volta ao Mundo ouviu os líderes de quatro agências de viagem em Portugal sobre o atual estado do setor. Problemas, soluções e ideias para o futuro no mês que marca a reabertura global do mundo das viagens.

Texto de Ricardo Santos
Ilustrações de Alfieri

Miriam Augusto, Artur Pegas, David Coelho e Nuno Castro. The Wanderlust, Papa-Léguas, Tryvel e Mercado das Descobertas. A pandemia deixou-os em terra – e aos seus clientes – num dos momentos altos do Turismo em Portugal. Os números relativos aos primeiros dois meses de 2020 apontavam para um ano extraordinário (subidas de dois dígitos em termos percentuais), mas em março tudo mudou. Agora, as estimativas apontam para uma perda de 50% (no mínimo) do volume de negócio para as mais de 130 mil empresas nacionais registadas neste setor. O motor da economia, que contribuiu decisivamente para a saída da crise iniciada em 2008-2009, vive agora momentos de angústia, dúvida, mas também reinvenção.

Leia o artigo completo na Volta ao Mundo de junho, já nas bancas e no quiosque digital. Clique aqui para saber mais informações sobre a assinatura da revista.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.