Covid-19: Voo parte de Maputo no sábado para apoiar regresso a Portugal
[Imagem: iStock]

A embaixada portuguesa em Moçambique anunciou a realização no sábado de um voo de apoio ao regresso a Portugal de quem tenha sido afetado pelo encerramento de fronteiras provocado pela covid-19.

O voo organizado pelas autoridades portuguesas será feito pela TAP e terá partida de Maputo com destino a Lisboa.

A embaixada confia que «em breve será possível retomar o transporte de passageiros no trajeto Lisboa – Maputo», lê-se em comunicado, no seguimento do anúncio feito pelo Presidente moçambicano de reativação de voos internacionais em breve.

Entretanto, a representação diplomática diz que da parte do Governo português existe total disponibilidade «para apoiar o regresso a Moçambique de cidadãos e residentes legais, nos termos que forem definidos para o efeito».

Existe «abertura do Governo português para, no quadro das exceções ao encerramento do espaço aéreo atualmente em vigor, manter a possibilidade de voos entre Portugal e Moçambique num regime de reciprocidade», conclui.

O mais recente voo excecional de apoio ao regresso a Portugal foi feito em 27 de junho.

Moçambique suspendeu os voos internacionais desde meados de maio para prevenir a propagação da pandemia de covid-19, sendo apenas autorizados algumas ligações, caso a caso. O país lusófono tem um total acumulado de 1.071 casos de infeção pelo novo coronavírus, com oito mortos e 337 recuperados.

Em África, há 12.206 mortos confirmados em mais de 522 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 549 mil mortos e infetou mais de 12 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Lusa

Partilhar