Um estudo desenvolvido pela agência de viagens online eDreams concluiu que, neste período pós-pandemia, os portugueses optam cada vez mais por viajar sozinhos.

Com o intuito de perceber os efeitos da Covid-19 na forma de viajar dos portugueses, a eDreams levou a cabo uma pesquisa. Mais de metade dos inquiridos (52%) afirma que a epidemia global não afetou a sua opção de companhia para viajar e 25% afirma que a situação atual «afetou ligeiramente» a sua escolha. Os outros 23% afirmam que foram «muito afetados».

O estudo revela que os portugueses foram quem se sentiu mais afetado pela pandemia relativamente à sua escolha de companhia para viajar, comparando com os inquiridos de outros países europeus.

De acordo com os resultados da pesquisa, a opção de viajar sozinho é agora cada vez mais popular (tento obtido um crescimento de 6% comparativamente com as intenções reveladas antes da pandemia). As opções que envolviam viajar acompanhado – nomeadamente viagens com amigos e viagens com o/a parceiro/a – apresentaram uma tendência decrescente.

Segundo as conclusões do estudo, os portugueses gastam, em média, 257 euros na compra das suas viagens a sós e preferem férias de 7 a 13 dias. Os destinos favoritos dos solo travellers portugueses são os seguintes: Paris, Luxemburgo, Funchal, Zurique e Londres.

A pesquisa ditou ainda que, assim como os portugueses, também a maioria dos europeus (69%) considera que a pandemia não afetou a sua escolha da companhia para as viagens. Entre os inquiridos europeus, a opção de «viajar sozinho» foi a única a crescer (11%) e as viagens com amigos as que apresentam uma maior quebra (menos de 7%).

O estudo «Travel Partner Choice» foi realizado pela eDreams ODIGEO através de dados recolhidos nos seus websites entre 6 e 21 de maio de 2020. Os dados recolhidos sobre as viagens a solo foram recolhidos entre fevereiro e junho de 2020 e são relativos a viagens marcadas para este verão.

Conheça algumas dicas importantes para uma mulher que quer viajar sozinha, na fotogaleria acima.

Imagem de destaque: iStock

Partilhar