Veja a fotografias e fique a conhecer a nossa seleção de praias portuguesas, clicando nas setas.
[Imagem: Shutterstock]
1. Praia da Barreta (Ilha Deserta, Faro)
Situada na Ilha Deserta, esta praia – uma das mais bem conservadas do Algarve - tem cerca de 11 quilómetros e é ideal para quem gosta de apanhar banhos de sol longe das multidões. O acesso faz-se por mar, a partir do Cais da Porta Nova. [Imagem: Paulo Spranger/Global Imagens]
2. Praia do Canal (Aljezur)
Localizada a sul da Praia da Arrifana, esta praia – de difícil acesso - é considerada como uma das mais selvagens da Costa Vicentina.
[Imagem: Shutterstock]
3. Praia do Tonel (Zambujeira do Mar)
Este paraíso situado na Costa Alentejana vale (mesmo) a pena uma visita. Para chegar até esta pequena baía selvagem, os visitantes terão que descer a falésia, num percurso íngreme e acidentado.
[Imagem: Google]
4. Praia fluvial da Aldeia do Mato (Abrantes)
Instalada em plena albufeira da Barragem de Castelo de Bode, na margem esquerda do rio Zêzere, esta praia apresenta uma beleza natural de «cortar a respiração». Por lá, os banhistas poderão ainda praticar desportos aquáticos, como canoagem ou windsurf. As piscinas fluviais flutuantes (na imagem) – uma para adultos e outra para crianças - têm sempre nadadores salvadores a garantir a segurança dos visitantes.
[Imagem: Sara Matos/Global Imagens]
5. Praia Grande (Santa Maria, Lagos)
Esta é – provavelmente – uma das praias secretas mais bonitas do Algarve. Por ser sossegada e pouco concorrida, é habitualmente frequentada por praticantes de nudismo. Como chegar? A forma mais segura é ir de barco, uma vez que os acessos à praia são sinuosos.
[Imagem: Google]
6. Praia do Paimogo (Lourinhã)
Cercada por uma beleza natural deslumbrante, esta baía é protegida pelo Forte de Paimogo, construído no século XVII. Com águas calmas e um pequeno areal, esta praia é perfeita para praticar caça submarina, por exemplo.
[Imagem: Google]
7. Praia fluvial do Pego do Fundo (Alcoutim)
Localizada na ribeira das Cadavais, próxima da foz com o rio Guadiana e a cerca de 500 metros do centro da vila de Alcoutim, esta praia de areia dourada apresenta várias serviços e infraestruturas de apoio aos banhistas, como bar, duches e sanitários. Para além disso, tem ainda acessos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Vigiada durante toda a época balnear, esta praia fluvial tem ainda uma área para atividades lúdicas e desportivas.
[Imagem: Google]
8. Praia Forte do Paço (Viana do Castelo)
Se quer fugir à multidões durante o pico do verão, esta praia nortenha é – seguramente – um boa opção. A paisagem é dominada por afloramentos graníticos e também pelo famoso Forte do Paço.
[Imagem: Google]
9. Praia Fluvial dos Moinhos (Alcochete)
A cerca de 40 minutos da capital portuguesa, esta é praia fluvial apresenta um extenso areal. O seu nome tem origem nos três moinhos de vento que se encontram ao longo do areal, entretanto já desativados.
[Imagem: Google]
10. Praia fluvial Ana de Aviz (Figueiró dos Vinhos)
Reconhecida a nível nacional pelas boas condições que oferece, esta praia fluvial é o local ideal para descansar e desfrutar do sol. Situada no distrito de Leiria, esta praia tem ainda um espaço com relvado. Entre 1 e 31 de agosto (à tarde), há transporte gratuito para este local a partir de Figueiró dos Vinhos.
[Imagem: Fernando Fontes/Global Imagens]
Os dias de sol e calor vieram para ficar. Para que possa aproveitar o clima quente com a devida distância social, reunimos na fotogaleria uma dezena de praias pouco turísticas para estender a toalha à vontade.
De norte a sul de Portugal, há ainda muitos areais de sonho por descobrir. Rodeados de beleza natural, são recantos tranquilos que praticamente ninguém conhece e perfeitos para quem prefere não partilhar o areal com centenas de outros banhistas.
Na fotogaleria acima poderá encontrar várias praias – fluviais e no litoral – para passar um dia (ou mais) com amigos ou em família longe dos magotes de turistas. A maioria destes pequenos paraísos, ainda desconhecidos para muitos, são de difícil acesso mas valem (mesmo) a pena – acredite!
Atenção: se não quer que estas praias praticamente desertas fiquem lotadas como as outras, não partilhe estes locais com muita gente. Mantenha-as em segredo e desfrute delas ao máximo.