Sabia que a turbulência durante um voo, não é igual para todos? Pode ficar surpreendido, mas os passageiros não sentem os efeitos da turbulência da mesma forma, já que existem partes do avião que tremem sempre menos, mesmo quando o vento é mais forte.

O piloto de voos comerciais Jonny Knowlson, também conhecido nas redes sociais como Jonny the Pilot, percorre o mundo e documenta as viagens no seu blogue. Este aponta quais os melhores lugares de um avião, para que possa ter uma viagem calma e tranquila.

O jovem piloto, que já experimentou quase todo o tipo de lugares em aviões, explica qual o melhor lugar para uma boa noite de sono até aquele que é preferido para um desembarque rápido. Conheça-os mais abaixo.

Anti turbulência

Jonny diz que «ficar sentado sobre as asas de um avião, que voe a uma altitude alta, favorecerá o passageiro». Para os mais nervosos, «estar mais perto do centro de massa da aeronave, onde atuam forças como o vento, a gravidade e o momento, irá significar uma viagem mais calma» afirma o piloto.

Noite calma e tranquila

«Para conseguir um lugar silencioso, dentro do seu orçamento, tente procurar o lugar mais para frente possível, longe do barulho dos motores e da casa de banho». O piloto de voos comerciais diz que «mesmo que não consiga um lugar na fila da frente, um lugar ao lado do corredor será mais silencioso do que à janela, apesar da vista não ser tão boa».

Espaço extra para as pernas

Jonny Knowlson aconselha a tentar reservar um lugar na fila da frente de qualquer voo, sendo que existem sites que revelam as condições e características, dos lugares nos aviões. «Recomendo o Seat Guru, com dicas e concelhos para os passageiros, onde só é necessário o nome da companhia, numero do voo e data da viagem, para saber se o seu lugar, tem espaço extra para as pernas, ou não.»

A sua bagagem perto de si

Se gosta de viajar com bagagem de mão, então os compartimentos por cima dos lugares são importantes. «Sendo comunitários, como é óbvio, ao ser um dos primeiros passageiros a embarcar no voo tem a possibilidade de viajar com os seus pertences, perto de si.» É necessário ter sempre em conta que cada companhia aérea reconfigura as cabines dos passageiros, à sua maneira, «com isto em mente, o lado esquerdo do avião é a melhor opção, tanto a parte de trás como a da frente, já que os desembarques são feitos desse mesmo lado, evitando tempo nas filas do aeroporto».

O melhor lugar do avião

«Sem qualquer dúvida, o melhor lugar do avião é o meu» diz Jonny, piloto com experiência, que desafia todos a cumprimentá-lo na sua cabine, antes de levantar voo e depois da aterragem, para confirmarem por eles próprios.

Percorra a fotogaleria acima para descobrir os pedidos e comportamentos que mais irritam os comissários de bordo.

Imagem de destaque: iStock

Partilhar