Veja as fotografias e descubra quais são os locais mais sujos dos quartos dos hotéis, clicando nas setas.
[Imagens: Shutterstock]
Copos
Antes de utilizar os copos de vidro dos quartos de hotel, certifique-se que os lava primeiro – especialmente se estiverem na casa de banho. Segundo um estudo realizado este ano, se os copos (e objetos semelhantes) não forem adequadamente limpos com um desinfetante, o mais provável é que se tornem verdadeiros refúgios para uma vasta quantidade de germes. De acordo com uma outra investigação, realizada em 2008 nos EUA, 11 dos 15 hotéis avaliados não removeram os copos sujos dos quartos para uma limpeza adicional. Para além dos copos, também os baldes de gelo, por exemplo, podem conter inúmeras bactérias, nomeadamente a E. coli. Atualmente, são muitos os hotéis que já disponibilizam copos de plástico - em vez de vidro - aos hóspedes.
Cabeceira da cama ou edredão
O staff dos hotéis está encarregue de trocar a roupa da cama sempre que um hóspede termina a sua estadia. Contudo, se a mudança para um novo check-in for demasiado rápida, pode não haver tempo para lavar (e secar) os edredões, por serem maiores e mais grossos. Sabia que enquanto dormirmos, o nosso corpo liberta óleos e partículas de pele que ficam alojados nas colchas e que podem conter bactérias? É verdade. Para além do edredão, tenha atenção ainda à cabeceira da cama e ao tapete do quarto, locais que também podem conter inúmeros germes.
Comando da televisão
Costuma ligar a televisão no quarto de hotel? Tenha cuidado. O comando à distância é um dos objetos mais sujos neste local. Para além de ter estado nas mãos de centenas de hóspedes, não está - seguramente – no topo da lista dos itens prioritários para o staff do hotel limpar.
Candeeiro ou interruptor
Assim como os locais mencionados anteriormente, também o candeeiro – e o interruptor – da mesa de cabeceira da maioria dos quartos de hotel apresenta um grande número de bactérias. Tal como os interruptores de luz junto à cama, também os que se encontram na casa de banho estão propensos a acumular germes.
Material de limpeza
Uma pesquisa liderada por uma equipa da Universidade de Houston, nos EUA, descobriu que, para além dos comandos da televisão, interruptores ou casas de banho, os carrinhos de limpeza alojam uma quantidade (assustadora!) de bactérias. Uma vez que as equipas dos hotéis limpam muitos quartos por dia, o risco de contaminação de umas divisões para as outras é elevado. Um conselho: leve na mala umas 'toalhitas' desinfetantes para limpar alguns objetos do quarto de hotel antes de os utilizar.
Tem o hábito de levar toalhitas desinfetantes sempre que fica instalado num hotel? Antes da sua próxima estadia, é melhor pô-las na mala de viagem.
Com a quantidade de hóspedes que os hotéis recebem diariamente, nem sempre as equipas de limpeza têm tempo para deixar tudo 100% desinfetado antes da chegada de um novo viajante. E, mesmo que todos os cantos dos quartos sejam limpos adequadamente, não há maneira de eliminar totalmente os germes que se instalam em certas áreas.
Não fique alarmado. Pode parecer assustador mas, na realidade, convivemos com milhares – ou milhões – de germes todos os dias, a toda a hora. Porém, uma vez que os quartos dos hotéis são frequentados por centenas de pessoas – assim como outros locais públicos – é natural que apresentem mais bactérias do que outros lugares.
Percorra a fotogaleria acima para conhecer quais as áreas e objetos mais sujos dos quartos dos hotéis. Vai ficar surpreendido.