Era em agosto que a vida se enchia de gente que falava outras línguas. Ou de portugueses com sotaques diferentes. O mês das festas, dos emigrantes que regressavam, dos turistas, da praia, das noites quentes passadas na rua, entre correrias, namoricos e conversas. Agosto sempre foi o mês das férias. Era o tempo de ir à terra no Norte (para quem a tinha), de fazer uma quinzena no Algarve ou no Alentejo, de sair com o carro a abarrotar de sacos e de expetativas e de voltar sem vontade nenhuma de retomar o trabalho. Alguns hábitos até podem ter mudado, mas parece-me que o desânimo do regresso à rotina ainda se mantém para muito boa gente.

Era mais ou menos isto que se esperava de agosto. Até que veio 2020 e as prioridades e as liberdades se alteraram. Não é um agosto normal este que estamos a viver. Vou saltar a parte de todas as mudanças que aconteceram nas nossas vidas – estamos demasiado cientes disso. Sim, temos os movimentos condicionados e a sombra do contágio a pairar sobre os nossos planos, mas não podemos defraudar o mês das férias. Nem deixar de pensar no resto do mundo que está lá fora, à espera de uma visita, seja no último trimestre deste ano invulgar, seja ao longo de um 2021 que se merece mais calmo.

Capa da edição de agosto de 2020 da revista Volta ao Mundo.

É com essa continuada vontade de evasão que, nesta edição da Volta ao Mundo, escolhemos as 30 melhores praias do planeta. Qualquer classificação é injusta, por isso não as apresentamos numa ordem de qualidade. Primeiro porque seria complicado escolher a melhor, por exemplo, entre as praias de Palawan (Filipinas) ou as das Caraíbas. Em segundo porque é de uma injustiça extrema. As 30 que vos mostramos este mês são as que mais nos surpreenderam ao longo dos anos. Faça a viagem connosco e diga-nos: quantas conhece? Quantas tem vontade de visitar?

Para não perdermos o hábito da aventura, nesta edição temos o autor e homem da rádio Gonçalo Câmara a contar-nos a viagem que fez pela Rota da Seda com três amigos. Um elogio à Ásia Central que combina bem com o eterno desejo de conhecimento que é o jogo World Geography, disponível para telemóvel. Fomos conhecer quem, como eu, já se rendeu a este desafio diário sobre o mundo. E porque agosto é, e será sempre, mês de praia e de diversão, espreitamos São Tomé e Príncipe e como o surf está a crescer por lá.

Físicas ou mentais, boas viagens é o que precisamos.

Percorra a fotogaleria acima para conhecer alguns dos destaques desta edição.

Ricardo Santos, Editor

Partilhar