Veja as fotografias e descubra tudo o que precisa de saber para viajar pelo mundo de autocaravana, clicando nas setas.
[Imagens: Direitos Reservados]
1. Fazer a mala torna-se mais complicado
Viver numa autocaravana implica levar consigo o suficiente para que se sinta em casa e para que tudo funcione. Por isso, é preciso arrumar utensílios de cozinha, roupa de cama, além da sua própria roupa, sapatos e produtos de higiene. E terá de caber tudo numa única divisão.
2. O espaço pessoal deixa de o ser
Se viajar acompanhado- seja com o seu parceiro, filhos ou animais de estimação - terá que ficar confortável com a falta de espaço e de privacidade.
3. Vai passar a ter noção de quanto gasta e de quanto consome
Quando se fica hospedado em hotéis, é fácil tomar um banho de 20 minutos sem perceber que quantidade de água gasta. Ou quanto lixo faz, por exemplo. Mas quando se passa a viver num espaço pequeno, a noção de quanto se gasta é muito maior. Vai passar a saber a quantidade exata que precisa para lavar a loiça ou para tomar banho.
4. As coisas normais tornam-se luxos
Não há nada como viver numa autocaravana para que as pequenas coisas do dia-a-dia pareçam verdadeiros luxos. Quando não toma banho diariamente, é ótimo quando consegue tomar um bom banho (com pressão e água quente), por exemplo.
5. Terá mais controlo no seu orçamento
Viajar de autocaravana permite-lhe controlar o seu orçamento. Isso não quer dizer que seja barato, mas de repente tem a opção de cozinhar o jantar em vez de comer fora para poupar, não paga quarto de hotel, entre muitas outras coisas.
6. Vai crescer enquanto pessoa
Viajar de caravana significa que vai encontrar alguns contratempos na estrada. Por vezes, quando viaja, outras pessoas cuidam desses contratempos por si. Por exemplo, num hotel, se o ar condicionado não estiver a funcionar, mudam-no de quarto para que se sinta bem. No entanto, quando está a viajar de autocaravana, precisa de saber revolver as situações menos agradáveis que possam surgir.
7. As viagens vão passar a ser mais lentas
Viajar com a casa «às costas» é mais complicado do que apenas com uma mochila. E é mais cansativo, também! Vai acabar por demorar mais tempo a descobrir um local, mas vai aproveitar esse tempo e esse lugar de uma forma mais produtiva.
8. É mais complicado interagir com os habitantes locais
Uma das partes mais desafiantes de viajar numa autocaravana é que tem de trabalhar um pouco mais para conseguir interagir e conhecer os habitantes locais. Mas haverá sempre curiosos que querem saber a sua história e quais as razões que o levaram a visitar aquele lugar.
9. Terá de fazer sacrifícios
Mesmo se é um viajante habituado a andar com a mochilas às costas, há algumas diferenças entre dormir em hostels e parar a autocaravana e dormir no meio do nada ou à beira de uma estrada. Nem sempre terá acesso à Internet, talvez não consiga tomar banho todas as vezes que quiser. Além disso, terá de ser criativo com as refeições, e o ar condicionado pode não ser o mais forte que já teve. No entanto, vai perceber que as melhores partes da viagem não vêm necessariamente com um preço. Aprenderá a apreciar as pequenas coisas e a valorizar a simplicidade.
10. A liberdade é algo tangível
A vida numa autocaravana significa liberdade. Quer dormir nas montanhas esta noite e ao lado do oceano amanhã? Não há problema. O mundo parece mais acessível quando a sua casa tem rodas. E há algo tão estranhamente satisfatório nisso. Pode parecer cliché, mas a vida numa autocaravana dá um significado totalmente novo à palavra liberdade.
De acordo com a Indie Campers, empresa portuguesa de aluguer de autocaravanas a nível europeu, as viagens nacionais neste meio de transporte tiveram um aumento de 250% em Portugal durante os meses de junho e julho deste ano.
Entre os meses de junho e julho de 2020, o turismo doméstico (reservas feitas por portugueses que viajaram só em Portugal) aumentou 250% em comparação com o mesmo período homólogo, segundo dados da Indie Campers. Já as reservas realizadas por portugueses para viajar de autocaravana pela Europa tiveram um aumento de 200%.
«O aumento da procura de autocaravanas demonstra como, após o período de confinamento, muitos viajantes optaram por realizar as suas deslocações através deste tipo de veículo.», refere Hugo Oliveira, CEO da Indie Campers, em comunicado. «Uma tendência expectável, sendo que corresponde a uma das alternativas de mobilidade mais seguras quando se trata de reduziras possibilidades de contágio, uma vez que permite que pequenos grupos possam viajar deforma isolada, autónoma e flexível», acrescenta o responsável.
De acordo com os dados da empresa portuguesa, os viajantes nacionais procuram cada vez mais viajar em Portugal para evitar viagens de longa distância. «A Indie Campers acredita, com base nos registos dos meses mais recentes, que este crescimento se irá manter durante os próximos meses, não só em Portugal como também no resto da Europa.», lê-se em comunicado.
Ainda segundo os dados da Indie Campers, Lisboa, Porto eFaro foram as cidades onde se realizaram a maior parte das reservas dos viajantes portugueses. As estatísticas demonstram ainda que os portugueses viajam de autocaravana optam, em média, por uma estadia de seis noites.
Percorra a fotogaleria acima para conhecer tudo o que precisa de saber para viajar de autocaravana.