O primeiro eco-festival dos Açores vai juntar música e cinema durante quatro dias, com lotação limitada a 150 pessoas, mostrando que é possível manter atividades culturais em segurança.

A edição deste ano, num formato reduzido, decorre de 26 a 29 de agosto, entre as 19h00m e as 24h00m, no parque e praia dos Moinhos, no Porto Formoso — ilha de São Miguel e diferencia-se pelas iniciativas de cariz artístico e de sensibilização ecológica, pelas boas práticas ambientais e controlo de impactos. Este ano o Eco Festival Burning Summer, mesmo com lotação reduzida procura dar continuidade ao projeto em solidariedade para com todos os artistas e profissionais do setor cultural, mesmo com as restrições necessárias.

F: André Frias (c) ContraTempo.com

Vários artistas locais irão subir ao palco montado na esplanada da Praia dos Moinhos. A programação conta a participação dos DJ’s Matti, Nex, Tape e Narco Paulo e os concertos de Sara Cruz, Funny Caravan Jazz Quartet, Nordela Jazz Convention e PMDS.

Acontece ainda um ciclo de cinema ao ar livre com a apresentação dos filmes: Gipsofila de Margarida Leitão, Volta à Terra de João Pedro Plácido, Pára-me de repente o pensamento e Até que o Porno nos Separe de Jorge Pelicano.

F: André Frias (c) ContraTempo.com

Condições: lotação máxima de 150 pessoas, numa área de 450m2, com lugares marcados, mesas com duas cadeiras e distanciamento de acordo com a lei, incluindo uma distância de 4 metros entre palco e primeira fila do público.

Os bilhetes diários têm um valor simbólico de 10€ e estarão à venda no Tukátulá Bar (Ribeira Grande), Moinho Terrace Café (Porto Formoso) e Livraria Solmar (Ponta Delgada).

A Organização do festival está a acompanhar as orientações da Autoridade Regional de Saúde e, caso não existam condições para a realização do evento, o mesmo será ajustado ou adiado.

Programa completo aqui

Medidas ecológicas
– Ecopontos para a recolha seletiva de papel, plástico, metal e orgânicos;
– Banidos copos, garrafas, palhinhas, palhetas, louça de plástico e outros descartáveis;
– As bebidas são servidas no eco-copo reutilizável;
– O açúcar para café é servido em doseadores em substituição das saquetas;
– Nos bares, sistema de refill em substituição das latas e embalagens de vidro, plástico e cartão;
– Na restauração são utilizados materiais reutilizáveis ou biodegradáveis: pratos em farelo de trigo, cana de açúcar ou papel e talheres de madeira;
– Guardanapos de papel reciclado e biodegradável;
– Banida a utilização de geradores elétricos a combustíveis fósseis, para privilegiar a utilização da energia elétrica renovável disponível no período noturno;

Alcance Verde
Com a introdução do eco-copo reutilizável, entre 2016 e 2019, o festival conseguiu evitar o desperdício de cerca de 75.000 copos descartáveis.