Vai descobrir o país numa autocaravana?
Então tome nota destas boas práticas para respeitar o ambiente

Assistimos, este ano – e dadas as contingências – a um aumento da procura no aluguer de autocaravanas, campismo e turismo na natureza. As vantagens para o corpo e para a mente são óbvias, mas convém não esquecer a potencial pegada ecológica. Foi a pensar nisso que a Indie Campers, empresa portuguesa tida como líder europeia no setor do aluguer de autocaravanas, compilou cinco boas práticas para a sua viagem.

1
Limpar o espaço de campismo à chegada e à partida. Esta é uma forma de garantir um impacto positivo na natureza e um ambiente mais limpo durante a estada. Quando chegar a altura de partir, atenção ao lixo deixado para trás. Neste caso, é ir um bem mais além do tradicional aviso das antigas salas de aula: “Não queremos que limpe nem que arrume, basta que deixe tudo como encontrou”. Limpe e arrume, pelo bem da Natureza.

2
Ter um saco para guardar o próprio lixo. Separe o seu lixo, sem poluir o meio ambiente. O lixo em excesso pode atrair animais, o que pode representar um perigo para os viajantes e para os próprios animais.

3
Uma vez estacionado, deixar ficar o veículo. Desloque-se a pé, de bicicleta ou até de transportes públicos. Deixe a casa-móvel a descansar e diminua a pegada de carbono provocada pela viagem.

4
Despejar o lixo somente em locais permitidos. Despejar resíduos em locais proibidos, assim como dormir e estacionar em locais não-assinalados são ações passíveis de coima. Recorra sempre a áreas reservadas para autocaravanas ou parques de campismo.

5
O que pertence à Natureza fica na Natureza. Não traga lembranças para casa, é uma questão de respeito meio que nos rodeia. Levar um objeto ou elemento natural, por mais pequeno que seja, pode causar alterações no ecossistema. Pedras, conchas ou plantas devem ser conservados e mantidos nos lugares aos quais pertencem.

Mais informações em indiecampers.com

Partilhar