A prestigiada editora Lonely Planet , agora que o corredor com o Reino Unido está aberto, selecionar dez maravilhas naturais que valem a pena visitar, já este ano. Das montanhas às praias tranquilas, do Algarve às ilhas. Descubra, clicando nas setas, quais foram as preferidas, para caminhar, descansar, aprender – nem todas são assim tão óbvias.

Lagoa das Sete Cidades, São Miguel
Difícil escolher entre tantos lugares especiais nos Açores, mas depois de uma caminhada, a chegada ao ponto onde se avistam as duas lagoas, não deixam ninguém indiferente. Existem vários trilhos incluindo um circuito de 12 quilómetros ao redor da caldeira que o leva até à beira de água.

Pico, Açores
A maior montanha de Portugal, com 2351 metros de altitude parece um cone perfeito e para quem gosta de fazar trekking é um desafio para o qual vale a pena acordar bem cedo. A subida até ao cume leva de duas a quatro horas, dependendo da preparação física e pode ser feita com ou sem guia.

Cabo de São Vicente, Algarve
Foi daqui que partiram muitos portugueses para outros mares, mas agora é a sua imponência e a beleza do mar que impressionam. A fortaleza, o farol e o museu são testemunho da história marítima portuguesa.

Grutas e Centro do Vulcanismo, Madeira
Na costa norte da ilha da Madeira, este centro impressionou a redação da Lonely Planet. A sul de São Vicente, a experiência inclui uma visita guiada das grutas com mais de 900 mil anos e o Centro do Vulcanismo, que utiliza a tecnologia 3D para mostrar de forma interativa as origens vulcânicas da ilha. Perfeito para levar as crianças

Praia de Porto Santo, Madeira
Famosa pelo areal de areia com quase 8 quilómetros preservados a praia da ilha de Porto Santo pode atrair visitantes durante todo o ano, já que os invernos são amenos.

Parque Natural da Ria Formosa
Um lado mais selvagem da costa algarvia. A paisagem até chegar à praia é marcada por salinas, zonas pantanosas, dunas e ilhas – um paraíso para quem gosta de observar pássaros, até porque é um ponto de escala nas migrações da Europa para África. E sim, ainda é possível passear quilómetros em praias quase desertas.

Fisgas de Ermelo, Norte
Na estrada nacional 304, entre Vila Real e Mondim de Basto as cascatas Fisgas do Ermelo valem o esforço. Existe um trilho circular, com principio e fim na aldeia de Ermelo, com cerca de 12 quilómetros, classificado como «difícil».

Grutas de Benagil, Algarve
A gruta com uma «janela» no teto tornou-se numa das imagens mais famosas do Algarve. Só tem acesso por mar e por isso a romaria de passeios de barco é frequente. Também se pode visitar de em pranchas de SUP ou caiaques.

Ponta da Piedade, Algarve
A poucos quilómetros de Lagos, caracteriza-se pelas formações rochosas – muito fotografadas pelos turistas. A falésia em tons alaranjados contrasta com o azul da água. Um postal que não cansa.

Ilha de Tavira
Quilómetros de praia. Em época alta é muito concorrida mas o clima ameno da região permite passeios no outono ou primavera. Talvez a Lonely Planet queria englobar aqui as outras ilhas Ria Formosa, como a Armona e Culatra. Ou então mantemos o segredo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.