Cuscuz
Marrocos

A origem berbere desta especialidade tem mais de mil anos e continua a ser um prato do dia a dia em vários países da região do Magreb, como Marrocos, Tunísia e Argélia. Trata-se de um preparado de sêmola de cereais, geralmente trigo, que resulta de amassar a sêmola com um pouco de água até se transformar em pequenos «grãos» que são depois cozidos ao vapor ou com água. Os «grãos» incham e ficam com uma textura mais mole. Apesar de poder ser usado como acompanhamento, o cuscuz marroquino é um prato completo, servido com um guisado de vegetais, com ou sem carne, tradicionalmente borrego, ou peixe e marisco, nas zonas costeiras. Em Marrocos é o prato tradicional das sextas-feiras e a versão com amêndoas, cebola caramelizada e especiarias é reservada para dias de festa.

Cuscuz Marroquino com borrego
Ingredientes
Azeite; 2 pedaços de borrego, 1 cebola, 2 courgettes, 3 cenouras, 1 pimento vermelho, 250g de tomate pelado, caldo de legumes, e chávena de cuscuz, cominhos, coentros, rosmaninho, sal e pimenta q.b.

Preparação
Tempere a carne com sal, pimenta e especiarias a gosto. Deixe repousar umas horas antes de cozinhar. Coloque azeite numa panela, deixe aquecer e passe a carne de ambos os lados. Junte a cebola picada, deixando refogar, e depois junte as cenouras às rodelas, o pimento às tiras e o tomate sem sementes. Misture tudo e deixe em lume brando. Adicione caldo de legumes de forma a cobrir a carne. Junte as especiarias e retifique os temperos, de sal e pimenta. Num tacho à parte coloque água a ferver: um copo de cuscuz para um copo de água. Quando começar a ferver desligue e deixe ficar cerca de 10 minutos a cozer. Pode mexer um pouco e está pronto a servir. Pode juntar a esta receita grão-de-bico e acompanhar com uma salada de tomate e alface.

Artigo completo publicado na Volta ao Mundo de maio. Clique aqui para saber mais informações sobre a assinatura da revista.


Artigo publicado originalmente na edição de maio de 2020 da revista Volta ao Mundo, número 307.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.