O Embaixador Ylber Kryeziu destaca antiguidade da cidade e a beleza da paisagem com as montanhas Sharr e o rio Lumbhardi.

Texto de Leonídio Paulo Ferreira


Artigo publicado originalmente na edição de julho de 2020 da revista Volta ao Mundo, número 309.

Ylber Kryeziu, embaixador do Kosovo em Portugal. [Imagem: Reinaldo Rodrigues / Global Imagens]
“Tenho a sorte e o privilégio de ter nascido e sido criado na cidade mais bonita do Kosovo, uma das mais antigas do sudeste da Europa, a cidade de Prizren. O enciclopedista Evliya Çelebi, um poeta do século XVI, descreve que em Prizren, se a criança do sexo masculino nascer, ele encontrará o seu rumo na vida antes mesmo de ser batizado”, diz Ylber Kryeziu, embaixador do Kosovo em Portugal.

“Acabámos de comemorar o 21.o aniversário da libertação do Kosovo. Foi na manhã de 12 de junho de 1999, quando, após uma campanha de sete dias, as tropas da NATO desembarcaram no Kosovo, e nesta ocasião também em Prizren. Este foi o momento mais feliz da minha vida, mas também de todos os cidadãos do Kosovo. Segundo a nossa Constituição, é conhecido como Dia da Paz ou Dia da Libertação do Kosovo”, acrescenta o diplomata, que com 41 anos acabados de fazer é o mais jovem embaixador em Portugal. Também o Kosovo, cuja independência foi proclamada em 2008, é o mais jovem Estado da Europa, reconhecido por uma centena de países, apesar da contestação da Sérvia.

Prizren [Imagem: iStock]

“Para mim, Prizren não é apenas o lugar onde nasci e desfrutei dos anos mais felizes da minha infância. A cidade tem muita história para contar. Ela não representa apenas o lado visual de uma bela cidade situada sob as encostas pitorescas das montanhas Sharr, com o castelo a servir de escudo ou as casas antigas de tijolos de lama e janelas infinitas.

Prizren está para além do que os olhos conseguem ver, para além da fonte de água limpa cercada por ruas de pedras da calçada nas quais está escrita a história da guerra e da paz, do sofrimento e da alegria. Prizren é mais do que o rio Lumbardhi, que corre sob a ponte de pedra de 500 anos que liga as duas parte da cidade”, sublinha ainda o embaixador, que estudou Ciências Políticas em Pristina, a capital, e Relações Internacionais em Ancara, na Turquia. Casado e pai de um rapaz, Ylber Kryeziu fala, além do albanês língua materna, inglês e turco. Foi antes diplomata nos Estados Unidos.

[Imagem: iStock]
Existente desde os tempos romanos, Prizren é una cidade multiétnica tradicionalmente habitada por uma maioria de albaneses (e onde persistem comunidades roma, turcas, bosníacas e mesmo sérvias) e foi o local onde no século XIX os nacionalistas albaneses planearam o levantamento contra o Império Otomano. Mas nas guerras balcânicas de início do século XX a cidade ficou sob controlo do reino da Sérvia e mais tarde da Jugoslávia. A desintegração desta última, nos anos 1990, através de vários conflitos, permitiu a independência kosovar.

“Pessoas de todo o mundo visitam Prizren, não apenas para conhecer de perto a rica herança cultural, mas também para viver e sentir a grande diversidade cultural na cidade”, assinala o embaixador, destacando que igrejas católicas e ortodoxas coexistem com mesquitas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.