Veja as fotografias e descubra nos 10 slides seguintes curiosidades sobre o maravilhoso mundo dos aviões, clicando nas setas.
[Imagem: Shutterstock/D.R]
1. Raio que os parta
Os aviões foram projetados para serem atingidos por raios. Pelo menos uma vez por ano isso acontece a cada aeronave ou uma vez em cada mil horas de voo. Isso não é sinónimo de acidente, já que desde 1963 não cai um avião por isso.
2. Lugar seguro
Não existem provas de que um determinado lugar a bordo seja o mais seguro, mas um estudo da revista Time aponta para que os assentos do meio da parte traseira da aeronave sejam aqueles com menor taxa de fatalidade em caso de acidente.
3. Quartos privados
Nos voos de longa duração a tripulação pode ter de trabalhar até 16 horas consecutivas. Para permitir algum tempo de descanso, aviões como o Boeing 777 ou 787 Dreamliner possuem pequenos quartos acessíveis por uma escada. Cada quarto pode ter entre seis e dez camas.
4. Grande pneu
Sabia que o pneu do trem de aterragem de um avião pode aguentar até 38 toneladas de peso e tocar no chão a mais de 270 quilómetros por hora? É verdade. E só precisam ser verificados a cada 500 utilizações.
5. O mistério das luzes
Sabe por que razão as luzes da cabina baixam de intensidade quando, à noite, o momento da aterragem se aproxima? É para que, no caso de alguma coisa correr menos bem, a visão dos passageiros esteja habituada à falta de luz no exterior.
6. Um motor chega
Não é a melhor opção, mas um motor é mais do que suficiente para um avião voar. Especialistas da revista de ciência Popular Mechanics garantem que qualquer avião comercial está preparado para essa eventualidade e foram testados nessas condições.
7. Cinzeiro no WC
A proibição de fumar a bordo dos aviões não é coisa recente. Desde a década de 1990 que é assim, mas as casas de banho continuam a ter cinzeiros. Estranho? Nem por isso. As companhias aéreas sabem que há sempre alguém que vai prevaricar, por isso mais vale ter um cinzeiro do que o fumador atirar a beata para o cesto e causar um incêndio.
8. Um furo na janela
Quem já encostou a cabeça à janela de um avião para ver a paisagem deve ter reparado num pequeno orifício na base da mesma. Existe para regular a pressão da cabina. A maior parte das janelas são compostas por três painéis em acrílico. O exterior protege-nos dos elementos e mantém a pressão; o segundo funciona como segurança para o caso de o primeiro se partir; o terceiro tem o tal furo para que a pressão não danifique o acrílico do meio.
9. O sabor da comida a bordo
O sabor dos produtos servidos a bordo de um avião é alterado pelo ambiente em redor. Quem o diz é um estudo de 2015 da Universidade de Cornell. Os doces sabem menos doce e os salgados mais salgado. O ar seco e reciclado na cabina faz também que a comida pareça mais seca e sem sabor.
10. A famosa máscara de oxigénio
Em caso de despressurização da cabina as máscaras de oxigénio caem do teto. Não é mentira, mas as máscaras só têm capacidade para 15 minutos de oxigénio. Não se assuste, esse tempo deverá ser suficiente para o avião descer até uma altitude em que as máscaras deixem de ser necessárias.
O mais rápido meio de transporte de passageiros existente no mundo – pelo menos até as viagens espaciais se tornarem acessíveis a todas as bolsas – continua a ser um poço de surpresas.
Descubra algumas curiosidades sobre o maravilhoso mundo dos aviões.