Conheça 16 curiosidades sobre o mundo, nas imagens seguintes.
1. Shenzhen é uma das cidades mais visitadas do mundo
O relatório mais recente do Euromonitor sobre as cidades mais visitadas do mundo não apresentou muitas surpresas. Hong Kong, Banguecoque, Londres e Singapura ocupam os quatro primeiros lugares, seguidas do Dubai, Paris e Nova Iorque. Mas Shenzhen, na China, também consta nos 10 primeiros lugares. Perto de 13 milhões de pessoas visitaram a cidade chinesa em 2017 - mais do que foram para Roma, Tóquio, Istambul ou Las Vegas. E o que há de tão bom em Shenzhen? Há 40 anos, era uma pequena cidade comercial de 30 mil pessoas. Em 1980, tornou-se a primeira Zona Económica Especial da China. E está mesmo ao lado de Hong Kong.
2. Macau é mais popular do que Nova Iorque
Outra surpresa do mais recente relatório Global Cities da Euromonitor? Macau, o centro asiático das apostas, é a quinta cidade mais visitada do mundo. E é mais popular do que Nova Iorque. E do que toda a Índia.
3. As Maldivas precisam verdadeiramente do seu dinheiro
O valor do turismo para a economia das Maldivas é de mais de mil milhões - ou 39,6% do seu PIB. Nenhum destino é mais dependente dos dólares turísticos do que as Maldivas.
4. Mas a Rússia não precisa assim tanto
O turismo representa menos de 1,5% do PIB da Rússia, o maior país da Terra. Quem precisa de viajantes quando se tem a mineração?
5. A Síria é mais dependente do turismo do que 140 países
Estranhamente, a Síria (onde o turismo é responsável por 6,2% do PIB) - apesar dos anos de guerra e de agitação - é mais dependente do turismo do que cerca de 140 outros países.
6. Qual é a cidade turística número dois de França?
Paris é a número um, naturalmente. Mas a número dois não é Bordéus, Nice ou Marselha. É Lourdes, uma cidade com 15 mil habitantes, que consegue atrair seis milhões de visitantes todos os anos graças a uma aparição que uma camponesa chamada Bernadette teve, em 1858. Tem 270 hotéis para escolher - só a capital francesa tem mais.
7. Apenas 8,7% dos chineses possuem um passaporte
Os americanos são famosos por permanecerem no seu país, com apenas 36% da população possuindo um passaporte. Mas isso não é nada em comparação com os cidadãos chinese. Apenas 8,7% possuem o documento de viagem necessário para explorar o mundo. A China é o maior mercado do mundo quando se trata de viagens para o estrangeiro - mas ainda há muito potencial por explorar.
8. Há 6 mil turistas para cada residente da Cidade do Vaticano
A Cidade do Vaticano atrai cerca de cinco milhões de turistas todos os anos e tem uma população oficial de apenas 842 habitantes. São quase 6 mil turistas por cada cidadão. No outro extremo da escala, Bangladesh recebe apenas 0,0008 turistas anuais para cada residente permanente.
9. O turismo está a crescer em Israel e na Palestina
O último relatório da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO) revelou os destinos turísticos que mais cresceram no mundo em 2016. Israel e Palestina surgem no Top 10. O primeiro teve um aumento de 25,1% nos seus visitantes, enquanto o segundo, teve um aumento 57,8%.
10. Mas nenhum país consegue vencer o Cambodja
Em termos de crescimento relativo, nenhum país teve uma reviravolta no turismo tão espetacular como o Cambodja. Em 1990, apenas 17 mil viajantes visitaram o país que ainda sofria com o regime dos Khmers Vermelhos, com a guerra com o Vietname e com uma ocupação de 10 anos. Avançando rapidamente três décadas, o Cambodja é agora um país em destaque no Sudeste Asiático. Tanto que, em 2016, o ano mais recente para o qual a UNWTO tem dados abrangentes, recebeu 5.01 milhões de chegadas do exterior - um aumento de 32.941%. E a tendência para subir até 5,6 milhões em 2017.
11. O maior hotel do mundo não fica em Las Vegas
Metade dos 50 maiores hotéis do planeta ficam em Las Vegas. Mas o número um, o First World Hotel (que tem 7.351 quartos), encontra-se num lugar muito mais obscuro. Nas Genting Highlands da Malásia. No entanto, este hotel perderá o recorde em breve. O Abraj Kudai, em Meca, que está atualmente em construção, terá 10 mil quartos.
(Foto visitmalaysia.info)
12. Apenas 0,029% da população mundial visitou a Antártida
Este número aproximado obtém-se se dividirmos o número de pessoas que visitam a Antártida anualmente (38478) pelo número de pessoas nascidas em cada ano em todo o mundo (131,4 milhões). Mas ainda menos viajaram para o país menos visitado da Terra, Tuvalu - apenas 0,0014% o fizeram.
13. O Irão tem 22 locais que são Património Mundial
Não será surpresa para quem já lá esteve - é um lugar fascinante, repleto de história. Apesar de abrigar 22 locais Património Mundial (apenas um a menos do que os EUA), no entanto, este país do Médio Oriente recebeu apenas cinco milhões de visitantes em 2016 (enquanto os EUA receberam 77 milhões).
14. Todos querem visitar a Croácia
Uma análise abrangente dos dados do Google feita pela teflSearch descobriu que a Croácia apresenta 2,71% das buscas relacionadas com viagens em todo o mundo, mais do que qualquer outra nação. No entanto, a Croácia é apenas o 26º país mais visitado, com 13,8 milhões de chegadas em 2016.
15. Os australianos são obcecados pelas Fiji
O mesmo estudo revelou que os australianos são loucos pelas Fiji - a pequena nação insular é objeto de 16,1% das pesquisas, seguida pela Nova Zelândia (10,3%) e pela Tailândia (6,5%).
16. O Inglês é a língua universal
Graças a uma combinação de colonialismo, turismo de massa e uma cultura ocidental invasiva, o inglês é realmente a língua universal. De acordo com o livro de David Crystal, o Inglês é uma língua global, já que pelo menos metade da população de 45 países fala fluentemente. Existem apenas 13 países onde menos de 10% da população fala inglês, incluindo a China, a Colômbia, o Brasil e a Rússia.
O mundo do turismo esconde muitas curiosidades desconhecidas pela maioria dos viajantes. Descubra algumas na fotogaleria acima.
Sabia que Macau é mais popular do que a Big Apple? E que apenas 8,7 por cento dos chineses tem passaporte? Estes são alguns dos dados divulgados pelo jornal britânico The Telegraph.
Descubra estes e outros factos relacionados com o mundo das viagens, na fotogaleria acima.