1149311192
Confrontamos o arquipélago dos Açores com a Costa Rica porque em matéria de ecoturismo os dois destinos estão a dar cartas na procura de um turismo responsável e sustentável.
Decida quem vence esta «batalha».

 

Açores
Nove ilhas carregadas de misticismo e beleza natural. O arquipélago português é cada vez mais um santuário da Natureza onde a sustentabilidade e um ritmo de vida mais calmo são decisivos para quem aqui quer passar férias. Nos Açores, a grande dificuldade é a escolha.
Primeiro entre grupos, depois entre ilhas. No grupo oriental, Santa Maria e São Miguel são as opções. Se, na primeira, há praias de areia branca e vinha nas encostas, já na maior ilha do arquipélago basta apontar para qualquer lado para se ser surpreendido. As lagoas, os géiseres, as águas termais, o cozido debaixo de terra, o ilhéu de Vila Franca, o encanto de Ponta Delgada, há um pouco de tudo.
No grupo central há uma mão-cheia de hipóteses: Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa. Entre elas, o mar, as baleias, os golfinhos e mil histórias sobre os canais que as ligam. História em Angra do Heroísmo, a marina e o Vulcão dos Capelinhos no Faial, a montanha mais alta de Portugal no Pico, as fajãs e o queijo em São Jorge e a beleza natural que já vai no nome da Graciosa.
Mais afastadas do continente estão Flores e Corvo, pequenas mas completas porções de terra entre a Europa e a América. Não faltam cascatas naturais, lagoas e pontos de interesse para os ornitólogos.
Os Açores são uma pérola que muitos portugueses ainda não descobriram. Este é um bom verão para o fazer, sozinho, a dois, em família ou com amigos.
Mais informações: visitazores.com

[Imagem: iStock]
Costa Rica
É um dos destinos mais ecosustentáveis do planeta, contém cerca de 5% da biodiversidade mundial e está virado para dois oceanos: Atlântico e Pacífico. Este pequeno país da América Central (5 milhões de habitantes) tem mais de 110 vulcões, sendo que 5 deles estão ativos, com destaque para Arenal e Poas, duas atrações turísticas. É apresentado como tendo 12 diferentes microclimas, da praia às montanhas passando pela selva tropical. É casa para mais de 900 espécies diferentes de aves e 250 mamíferos. Para 2021 está traçada a meta de o país atingir a neutralidade da emissão de carbono, podendo tornar-se o primeiro da América Latina a conseguir esse feito.

Partilhar