513900733

Receitas do mundo

Pad Thai
Tailândia

Massa com vegetais, camarões, frango e amendoins, tudo temperado. É a definição básica deste prato nacional tailandês publicitado por decreto, há cerca de 80 anos,pelo primeiro-ministro Plaek Phibunsongkhram, militar autoritário. Aprovou a mudança do nome do país de Sião para Tailândia e criou um prato nacional – o Pad Thai, uma versão simples de noodles que se habituara a comer em casa. Começou por se chamar Kway Teow Pad Thai, especificando que a massa teria que ser de arroz. Foi a modernização de um prato que já se comia desde o século XVIII, mas agora com mais proteína, para ser mais nutritivo e saboroso. Normalmente, o Pad Thai é um prato de almoço, mas com a chegada dos turistas, a hora da refeição passou a ser secundária e tornou-se um líder de vendas junto de estrangeiros. RS

INGREDIENTES
Massa de arroz (noodles), 1 colher de sopa de óleo, 250g de camarão cru, 3 dentes de alho, 1 chalota, rebentos de soja, 1 colher de sopa de amendoins torrados, 1 ovo.

Para o molho: 2 colheres de sopa de pasta de tamarindo, 2 colheres de sopa de açúcar, sumo de meia lima, 4 colheres de sopa de molho de peixe, 1 colher de café de óleo de sésamo.

PREPARAÇÃO
Coza a massa em água a ferver (4 minutos), escorra, passe por água fria e junte um pouco de óleo. Aqueça uma frigideira ou um wok e junte o óleo. Quando estiver quente adicione a chalota e o alho picados. Salteie até ficarem dourados, adicione o camarão e continue a saltear.

Junte a massa, o molho e envolva tudo. Junte os amendoins torrados e continue a saltear. Abra um espaço no meio do wok, deite-lhe um ovo e envolva de forma vigorosa. Retire do lume e sirva com rebentos de soja, coentros picados, óleo de sésamo e lima.

Artigo completo publicado na Volta ao Mundo de maio. Clique aqui para saber mais informações sobre a assinatura da revista.


Artigo publicado originalmente na edição de maio de 2020 da revista Volta ao Mundo, número 307.

 

Partilhar