Campanha de descontos em museus e monumentos nacionais a partir de segunda-feira
[Imagem: iStock]

Estes são bons exemplos de monumentos que se tornaram tão icónicos que imediatamente identificam os países onde estão localizados.


Jerónimos e Torre de Belém

O conjunto destes dois monumentos portugueses está na lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como Património da Humanidade. Tanto o mosteiro como a torre são do século XVI e estão no topo dos locais históricos mais visitados de Portugal, com mais de 1,5 milhões de visitantes anuais. O mosteiro tem o nome oficial de Santa Maria de Belém, começou a ser construído no século XVI (levou quase 100 anos ser completado) e é o exemplo mais brilhante da arquitetura manuelina. Está inserido no cenário de onde partiram as naus e caravelas dos Descobrimentos e a fachada com cerca de 300 metros de extensão é um cartão-de-visita difícil de igualar. No interior, destaque para a igreja, o claustro ou o antigo refeitório dos monges Jerónimos que aqui viveram até finais do século XIX. O bilhete normal tem o valor de 10 euros, mas aos domingos e feriados até às 14h os cidadãos residentes em território nacional não pagam o que quer que seja. A vizinha Torre de Belém também tem outro nome oficial: Torre de São Vicente. Fica na antiga praia de Belém e é um ponto de encontro entre uma torre de menagem medieval e o baluarte moderno, posto de defesa com peças de artilharia. Já serviu de ponto de vigia e de masmorra, tem quatro pisos e, tal como os Jerónimos, está na lista da UNESCO desde 1983. Entrada: 6 euros (domingos e feriados até às 14h grátis para residentes em Portugal).

[imagem: iStock]
Taj Mahal
O mausoléu construído entre 1631 e 1648, sob ordens do imperador Shah Jahan em memória da sua mulher favorita, Mumtaz Mahal, morta no parto em 1613. É considerado a jóia da arte muçulmana na Índia. Localiza-se em Agra, no estado de Uttar Pradesh e está inserido num jardim com 17 hectares à beira do rio Yamuna. O bilhete ronda os 15 euros por pessoa (cidadãos estrangeiros), encerra à sexta-feira e prepare-se para uma boa espera até conseguir fazer a fotografia da praxe, com pouca gente no campo de visão.

Partilhar