Receitas do mundo

Ceviche
Peru

É considerado o prato-bandeira do Peru, reconhecido em grande parte do mundo. Peixe ou marisco crus são os ingredientes fundamentais desta receita declarada, em 2004, Património Cultural da Nação peruana e, desde 2008, todos os 28 de Junho são Dia do Ceviche no país.

Uma das explicações para o nome é que venha do escabeche, de origem árabe, mas a mais difundida é que tenha surgido de “cebo”, isco ou engodo. E há ainda a teoria de que venha de siwichi, peixe fresco em quechua, uma das línguas oficiais do Peru. Historicamente, no norte do território e há mais de 2000 anos, já se comia este peixe cru misturado com o suco de algum fruto. Depois chegaram os europeus, com cebola e limão e a receita foi sendo alterada. RS

INGREDIENTES
Meio quilo de peixe branco (corvina, robalo, garoupa)
6 limões ou lima
1 cebola roxa cortado em cubos ou fatias finas
1 malagueta
salsa e cebolinho a gosto, azeite e sal.

PREPARAÇÃO
Corte o peixe em pequenos cubos e guarde numa tigela. Junte a cebola, a malagueta, cebolinho e salsa. Tempere com sal e um fio de azeite. Esprema os limões ou limas para a tigela, mistura e sirva gelado com milho (choclo), alface ou chips de batata-doce.
O ceviche pode ser de peixe, misto (com marisco), só de marisco ou de camarões. Em todos eles, um denominador comum – o leite de tigre, o sumo do limão depois de fermentar a proteína, que pode ser bebido à parte. Para acompanhar, aconselha-se batata.

Artigo completo publicado na Volta ao Mundo de maio. Clique aqui para saber mais informações sobre a assinatura da revista.


Artigo publicado originalmente na edição de maio de 2020 da revista Volta ao Mundo, número 307.

Partilhar