A receita do mundo de hoje é: cachupa
Cachupa [Imagem: Gonçalo Villaverde/GI]

Outrora um dos mais importantes portos das rotas comerciais entre a Europa e a Ásia, Cabo Verde é um misto de praias, história, música e deliciosas fusões gastronómicas. A sua estrela principal? A típica e genuína cachupa.

Quer seja rica (de carne), pobre (de peixe) ou frita, não há dúvidas que este prato é sinónimo de fim de semana em família. A preparação é vista como um autêntico ritual e começa bem antes de ser servida, na véspera da refeição. No dia seguinte, a cachupa rica ainda pode ser refogada e servida com linguiça e ovo estrelado, ao pequeno-almoço. Também tem o condão de curar ressacas depois das animadas noites de sexta e de sábado, seja na turística ilha do Sal, no musical Mindelo ou na animada cidade da Praia. Fica a sugestão para um programa diferente, cozinhar em família.

INGREDIENTES
carne de porco (1/2 kg), carne de vaca (1/2 kg), 1 peito de frango, 2 chouriços, 1 pé de porco, 5 entremeadas; feijão pedra seco (200gr), milho seco (1/2 kg), 1 lata pequena de feijão frade, 1 lata pequena de feijão vermelho, 1 copo de ervilhas, 2 cebolas, 5 dentes de alho, louro e azeite a gosto; Molho piri piri – 1 caldo de galinha, 3 tomates frescos, sal, pimenta branca, pimentão doce a gosto, 1 couve lombarda, 4 cenouras, 1 mandioca.

PREPARAÇÃO
Na véspera, coloque os feijões secos e o milho a demolhar por 12 horas. Primeiramente, adicione azeite, louro, alho e cebola numa panela para refogar. Acrescente colorau em pó e vá misturando. Adicione água quente para cozer os feijões e o milho, sem sal. Após estarem prontos, não escorra a água, vai ser necessário mais à frente. Cortadas e temperadas as carnes, deixe a marinar por algumas horas. Noutra panela já com o refogado feito, adicione o tomate e as carnes marinadas. Deixe-as cozer, tapadas, entre 45 a 60 minutos.

Após a carne estar cozida, acrescente o chouriço, a linguiça da terra e o feijão. Deixe cozer com a panela tapada em lume médio. Numa panela à parte, com água e sal, coza a cenoura, a mandioca, as ervilhas e couve lombarda, durante 15 minutos. Após estarem prontos, adicione-os à panela das carnes, com a água da cozedura, assim como os feijões secos e o milho.

Partilhar