Tikka Massala [Image:iStock]

A gastronomia de um país é parte integrante da sua cultura e um dos melhores portais para viajar, sem que tenha de sair de casa.

A cozinha indiana é uma junção de influências dos diferentes povos do país, mas, sem dúvida, há um aspeto comum que os une a todos – o caril. Com carne, legumes, verduras ou qualquer outro alimento, esta é a peça essencial em, quase, todos os pratos. E o popular frango tikka masala não foge à regra. Escolhemos o frango, mas a beleza da gastronomia indiana passa pela variedade de misturas, com adeptos em todos os continentes.

Claro que não há apenas uma gastronomia indiana, existem grandes diferenças entre norte e sul, interior e costa, mas já pensou em confeccionar uma das mais icónicas e típicas refeições indianas no sossego de casa? É só deixar-se guiar pelos seus sentidos. TC

INGREDIENTES
1 colher de chá rasa cravos da Índia moídos, de chá rasa cravos da Índia moídos
1 colher de chá rasa cominhos moídos
2 colheres de chá de paprica doce fumada de garam masala
3 limões
6 dentes de alho
1 porção de gengibre (1 polegar)
6 colheres de sopa cheias iogurte natural
800 gr peito de frango desossado e sem pele
3 malaguetas verdes ou amarelas frescas.

Para o molho
2 cebolas, 4 dentes de alho, 1 a 2 malaguetas vermelhas frescas, 30 gr coentros, azeite, 1 colher de sopa rasa de coentros moídos, 2 colheres de chá rasas de açafrão da Índia, 6 colheres de sopa de miolo de amêndoa torrado moído, 2 latas de 400g de tomate-chucha, 1 cubo de caldo de galinha, 2 latas de 400g de leite de coco light

PREPARAÇÃO
Numa frigideira, deite cravo, cominhos, uma colher de paprica e garam masala, durante um minuto. Deposite numa tigela grande e adicione a casca ralada e o sumo de limão, o alho esmagado, o gengibre ralado, o iogurte e uma colher de sal marinho. Corte o peito de frango e envolva-o no preparado. Em seguida, coloque os pedaços de frango no espeto, intercalando-os com rodelas de limão e pedaços de malagueta. Coloque num tabuleiro e deixe marinar durante duas horas, embora o ideal seja de um dia para o outro.

Para preparar o molho, coloque as cebolas, o alho, malaguetas vermelhas e os talos dos coentros numa caçarola, juntando-lhe um fio de azeito e levando a lume médio alto durante 20 minutos. Adicione coentros moídos, açafrão da índia, a restante paprica e garam masala. Deixe cozinhar por dois minutos e adicione o miolo da amêndoa para tostar.

Junte tomate-chucha, o cubo de caldo de galinha e 300 ml de água a ferver, durante mais 5 minutos. Junte leite de coco e deixe ao lume mais 20 minutos, mexendo de vez em quando.
Quando estiver pronto, grelhe o frango no carvão ou num forno grelhador. Quando estiver pronto, fatie o frango diretamente para a caçarola, deixando os limões de parte. Deixe ferver em lume brando durante 2 minutos e adicione um pouco de iogurte e filhas de coentros. Não se esqueça de servir com arroz basmati solto.

Artigo completo publicado na Volta ao Mundo de maio. Clique aqui para saber mais informações sobre a assinatura da revista.


Artigo publicado originalmente na edição de maio de 2020 da revista Volta ao Mundo, número 307.

Partilhar