Neste mês destacamos os portugueses que estão a alcançar sucesso internacional enquanto influencers de viagens.

Entrevista Redação VM
Fotografias @explorerssaurus_


Entrevista publicada originalmente na edição de setembro de 2019 da revista Volta ao Mundo, número 299.

Estão a tornar-se um caso sério enquanto influencers internacionais de viagens. Como surgiu este projeto?
R.&M. A Raquel é de Vila Nova de Gaia, tem 24 anos e estudou Engenharia Biomédica. Durante a licenciatura e mestrado conciliou dois trabalhos de part-time para conseguir financiar as viagens que fazia. Dava explicações num centro de estudos de matemática, ciências e físico-química e trabalhava como barmaid numa discoteca. O Miguel é de Ponte de Lima, tem 30 anos e estudou Contabilidade e Gestão Pública. Trabalhava como gestor numa empresa de construção civil antes de deixar tudo para viajar. Após quatro meses de namoro, a Raquel foi estudar para Valência (Espanha) com o programa de mobilidade Erasmus. Em vez de nos encontrarmos constantemente em Valência ou no Porto, optámos por todos os meses nos encontrarmos numa cidade diferente. O primeiro destino foi Marraquexe, seguido de Barcelona, Milão, Veneza, Frankfurt e Paris. Foi nesta altura que começámos o nosso Instagram de casal, onde partilhávamos todas as aventuras com os nossos amigos e familiares.

Quem é que tomou a decisão e o que vos levou a decidir que era isto que queriam?
R.&M. Não tardou muito para que algumas das nossas fotos se tornassem virais e a nossa conta de Instagram crescesse rapidamente. Começámos a ser contactados para trabalhar com diversas marcas de roupa e acessórios, resorts e hotéis, quer para produzir conteúdos quer para publicitar os produtos nas nossas redes sociais. Contudo, a determinada altura, sentimos que não era possível focarmo-nos a cem por cento nem nos nossos trabalhos nem no nosso projeto. E foi então que decidimos arriscar, largar tudo e partir com um bilhete de ida para a Índia. Neste momento trabalhamos exclusivamente como criadores de conteúdos. Fazemos trabalho de fotógrafos, produtores e modelos. Criamos fotos e vídeos para hotéis e resorts, fotografamos coleções de roupa para diversas marcas e também somos pagos para fazer publicidade.

«Neste momento trabalhamos exclusivamente como criadores de conteúdos. Fazemos trabalho de fotógrafos, produtores e modelos.»

Quais os países que já conheceram e quais os que mais surpreenderam e desiludiram?
R.&M. Estamos juntos há dois anos e quatro meses e já visitámos 26 países: Portugal, Espanha, Marrocos, Croácia, Grécia, Indonésia, Tailândia, Filipinas, entre outros. Somos apaixonados pela Indonésia por ser um destino extremamente completo. Tem praias paradisíacas, cascatas surreais, imensos templos, uma variedade enorme de vida animal, arrozais, cidades bem desenvolvidas, ótimos restaurantes… Conjuga tanto a vertente natural, como cultural e social na perfeição. O país que mais nos surpreendeu, essencialmente por maus motivos, foi a Índia. Foi a primeira vez que sentimos um choque cultural muito grande e a pobreza do país também nos afetou emocionalmente. Ficámos chocados com a poluição e com a quantidade de animais de rua.

Escolhem previamente os locais, looks e forma como fotografar ou vão para os locais e deixam acontecer?
R.&M. Fazemos muita pesquisa para conseguir encontrar locais menos conhecidos para fotografar e planeamos toda a roupa e acessórios que vamos usar. A composição da foto definimos sempre no local.

Surgem quase sempre os dois nas fotografias. Afinal, quem é que vos fotografa?
R.&M. Cerca de 95 por cento das nossas fotos são tiradas com tripé e temporizador. Os outros cinco por cento têm sempre os créditos. Em todo o nosso perfil temos apenas duas fotografias que pedimos ajuda a desconhecidos porque era impossível montar o tripé. Tentamos explicar a nossa visão, mas em ambos os casos tivemos de acabar por usar Photoshop para combinar uma foto do enquadramento tirada por nós e a foto que eles nos tiraram.

Que planos têm para o futuro?
R.&M. Os nossos planos passam por fazer exatamente o que estamos a fazer: viajar pelo mundo. Gostávamos muito de começar a nossa própria marca de roupa nos próximos tempos.

Partilhar