Escolhemos para si uma mão-cheia de estradas nacionais, de fácil acesso, algumas menos óbvias, perfeitas para (grandes) viagens de um ou dois dias.

Texto de João Ferreira Oliveira / Evasões
Ilustrações de Telma Nunes

N255 DE BORBA A SERPA 132 KM
Sobre o Alentejo já quase tudo se disse. Se sobre o Ribatejo ou o Algarve (interior) continua a haver alguma desconfiança e muito desconhecimento, em relação ao Alentejo é precisamente o contrário.

Quem é que não tem ou teve uma paixão, no mínimo, uma paixoneta pela região? Qual a melhor estrada? Se há região portuguesa em que quase podemos fechar os olhos e escolher no mapa uma estrada ao acaso é o Alentejo, mas esta terá um encanto especial.

Porque passa por terras como Borba, Vila Viçosa ou Monsaraz, sim, pela comida, é claro – e o vinho, o vinho –, mas essencialmente porque é uma via direta, para o Alqueva. Passa literalmente pela barragem. E por mais que os anos passem, por mais que o Alqueva já esteja enraizado na paisagem alentejana, é sempre um postal maior. O maior lago artificial da Europa, uma albufeira com 250 quilómetros quadrados, mais de 1100 km de margens e um dos melhores céus do mundo para observar estrelas. A região foi classificada como a primeira Reserva Dark Sky portuguesa.

Estrelas e não só. Diariamente há a possibilidade de fazer visitas guiadas ao céu da região, onde, entre outras coisas, se pode identificar as constelações e conhecer as suas lendas, relacionar a cor das estrelas com as suas idades, observar enxames de estrelas, nebulosas e galáxias distantes com a ajuda de telescópios. Ou mesmo fazer workshops de astrofotografia.

 


Leia o artigo completo na Volta ao Mundo de junho, disponível no quiosque digital.