Surf: Nazaré vs Havai
[Imagem: D.R.]

Quem gosta de surf e persegue ondas gigantes tem estes dois destinos como símbolo da superação. Mas também valem a pena para quem quiser ir só ver.

Nazaré
Tradição, pesca, história, ondas e gastronomia. Se isto não chega para convencer alguém a visitar a Nazaré, alguma coisa estará errada. Esta vila portuguesa do distrito de Leiria faz parte da comunidade do Oeste e tem andado nas bocas do mundo. Não é de hoje a sua fama de boa anfitriã, mas o surf tem ajudado bastante a chamar gente. As ondas gigantes do famoso Canhão (o maior desfiladeiro submerso da Europa, com cerca de 170km ao longo da costa e atingindo 5000 metros de profundidade no seu ponto extremo) fizeram da Praia do Norte destino de romaria. E cenário para fotografias e vídeos impressionantes dos aventureiros que ousam escalar as paredes de água com mais de 30 metros. Mais calmas são as águas da praia da Nazaré, a menos de três quilómetros de distância. É neste areal que vai poder deparar-se com a tradição. Seja a Arte Xávega e suas redes carregadas de peixe, sejam as sete saias, os toldos de praia ou o areal em meia-lua, Nazaré mantém o seu encanto. E se há local para apreciar toda a envolvente da melhor forma é no miradouro do Sítio, um promontório com mais de 300 metros de altura, alcançável pelo ascensor.
Mais informações: cm-nazare.pt

Havai. [Imagem: iStock]
Havai
Este arquipélago, território dos EUA, faz parte do imaginário. E não apenas dos surfistas, já que há de tudo um pouco para ver e fazer: observação de cetáceos, caminhadas, passeios de barco, património, viagens de helicóptero, festas na praia e por aí adiantes. São oito ilhas principais e vários atóis no oceano Pacífico e já foram conhecidas por ilhas Sandwich (ver a edição de maio de 2020 da Volta ao Mundo), batizadas pelo explorador James Cook.

Partilhar