Pedimos ao chef Luís Cardoso, do restaurante Soão, em Lisboa, que nos sugerisse três receitas asiáticas. O desafio é para os leitores: viajar pelo mundo através destes pratos.
O repto lançado ao chef Luís Cardoso, do restaurante Soão, em Lisboa, foi o de sugerir algumas receitas que pudéssemos tentar replicar em casa. Não com a mesma arte, com certeza, mas que não nos falte a vontade e o engenho. Luís Cardoso foi o primeiro português a assumir os comandos do mítico restaurante Aya, do mestre Takashi Yoshitake, uma das grandes referências da cozinha nipónica em Lisboa. A experiência serviu para confirmar o que sentia, que o seu futuro passaria sempre pela cozinha asiática. Até chegar à cozinha do Soão, Luís Cardoso passou por Braga e pelo Algarve, sempre a trabalhar sabores do Oriente: picantes, doces, ácidos. E confessa que é atrás do balcão de robata e de faca na mão (a mesma desde os tempos no Aya) que se sente bem. A viagem que nos propõe passa pela Tailândia, por Taiwan e pelo Japão. Para já, só no prato, mas já a pensar nos dias que aí vêm.
PAD THAI KUNG
Preparação
. Colocar a massa de arroz a demolhar em água durante 20 minutos.
. Arranjar os camarões.
. Num wok, fritar os camarões com um ovo (já batido) e o tofu.
. Retirar estes ingredientes e reservar.
. No mesmo wok, colocar a massa já demolhada e fritar com a pasta de tamarindo, sumo de lima, açúcar e sal.
. Juntar água à mistura. A massa coze durante cerca de 3 minutos nesse molho.
. Juntar à massa o camarão frito previamente e o tofu.
. Juntar o alho chinês, rebentos de soja e, no final, os amendoins.
EBI MAKI
Preparação
. Panar o camarão-tigre em farinha, ovo e pão ralado japonês.
. Fritar até ficar moreno.
. Para criar o rolo, seguir os seguintes passos: colocar a alga noori inteira; cobrir com arroz de sushi; juntar sementes de sésamo ao arroz; colocar o camarão-tigre já panado; virar a alga de maneira a que o arroz fique por fora, enrolar e cortar, servir com maionese japonesa e kimchi e juntar ovas de peixe-voador.
BAO COM CARANGUEJO DE CASCA MOLE
Preparação
. Panar o caranguejo de casca mole e fritar o mesmo.
. Os nossos baos são feitos caseiramente, mas há a possibilidade de comprar já feitos.
. Fazer o molho com maionese japonesa e kimchi.
Empratar da seguinte forma: dentro do bao colocar pepino, cenoura ralada, coentros, o caranguejo frito e colocar a maionese por cima.