533559442

P A T R I M Ó N I O

Muralha de Elvas

São as maiores fortificações abaluartadas do mundo e fazem parte da lista de Património Mundial distinguido pela UNESCO desde 2012. Começaram a ser construídas no século XIII, mas apenas entre os séculos XVII e XIX ficaram com a disposição que conhecemos agora. Visitá-las é também descobrir o seu interior, com as casernas, igrejas e mosteiros. Foram projetadas por um jesuíta holandês e do conjunto faz também parte o Aqueduto da Amoreira, pensado para nunca se perder o abastecimento das unidades. O aqueduto é também ele um motivo para viajar até Elvas, com 8,5km de extensão, 843 arcos e torres com mais de 30 metros de altura. Além deste, o conjunto fortificado de Elvas inclui três muralhas medievais, uma do século XVII, os fortes da Graça e de Santa Luzia e o centro histórico da cidade, acessível desde as portas de Olivença, São Vicente e da Esquina. As muralhas foram decisivas na Guerra da Restauração (1641-1668), de forma a garantir a independência de Portugal.

Mais informações: cm-elvas.pt

Grande Muralha da China

É uma das maravilhas do mundo com dedo humano. Começou a ser construída há cerca de 2700 anos como forma de garantir a segurança e os territórios da região. Serviu de fronteira e portagem, estende-se por mais de 21 mil quilómetros, tem seis a sete metros de altura (14 no seu ponto mais elevado) e para ser erguida precisou de mais de um milhão de trabalhadores. Atravessa 15 regiões do norte da China e recebia perto de 50 milhões de visitantes por ano. Desde Pequim há várias empresas que organizam passeios de um dia até à Grande Muralha. Atenção, não é visível desde o espaço apesar de ser a maior construção do planeta feita por humanos.

Pode ainda comprar a edição de julho da Volta ao Mundo de julho no quiosque digital. Clique aqui para saber mais informações sobre a assinatura da revista.


Artigo publicado originalmente na edição de julho de 2020 da revista Volta ao Mundo, número 309.

Partilhar