Plogging

A origem deste neologismo está na fusão da expressão sueca «plocka upp» que significa «recolher» e da palavra inglesa «running» ou «jogging».

Na prática isto traduz-se numa atividade/desporto que associa a corrida/caminhada a um gesto amigo do ambiente – a recolha de lixo em locais públicos, como praias ou florestas e matas. Em vez de correr só pelo exercício, corre-se com um propósito.

A atividade tem ganho adeptos e em Portugal existe uma associação que pode contactar através da página do Facebook (facebook.com/ploggingportugal). Mas, e porque estamos na Volta ao Mundo, falamos das atividades que estão a acontecer em Espanha onde o movimento já está mais desenvolvido e vai integrar a organização do primeiro tour ecológico da Europa – Nationale-Nederlanden Plogging Tour que arrancou em setembro.

Depois de Málaga (20 de setembro), Ibiza (27 de setembro), segue-se Madrid, Teruel, Málaga, A Coruña, Bilbao e Maiorca nos meses seguintes. À recolha de lixo estarão associadas atividades de caminhada, corrida, mergulho e ciclismo. O objetivo é recolher cerca de 33 mil quilos em áreas urbanas, praias, bosques e zonas protegidas. As inscrições (gratuitas e limitadas) estão abertas em ploggingtour.com

CURIOSIDADE
O plogging foi criado em 2016 por Erik Ahlstrom, atleta de corrida sueco e ambientalista, que
ao regressar a Estocolmo após 20 anos, encontrou a capital muito mais poluída.

Partilhar