align: center">O herdeiro da coroa britânica e o famoso naturalista e comunicador mostram que pode pôr a sua notoriedade ao serviço do planeta lançando aquele que será o maior prémio ambiental do mundo.

 

O Earthshot Prize, no valor de £50 milhões de libras pretende ser uma espécie de prémio Nobel do ambientalismo incentivando soluções e projetos, ao longo dos próximos 10 anos, para ajudar a resolver cinco dos grandes desafios atuais (earthsots): proteger e restaurar a natureza; limpar o ar que respiramos; recuperar os oceanos; construir um mundo sem resíduos; melhorar o clima. Cada um deles terá metas cientificas especificas.

Entre 2021 e 2030, o príncipe William e o comité do Earthshot Prize, com representantes de todos os continentes, selecionarão todos os anos cinco vencedores do prémio, um para cada Earthshot.

No vídeo agora divulgado a propósito da iniciativa o príncipe William destaca que: “O propósito do plano é estimular e reunir as melhores mentes, as melhores soluções possíveis, visando remediar e enfrentar alguns dos maiores desafios ambientais do mundo. Somos convocados a colocar nossa engenhosidade e capacidade de inventar em ação. Os próximos dez anos representam uma década crítica para a mudança. O tempo é essencial, e acreditamos que este ambicioso prémio global ambicioso é o único caminho a ser considerado”.

Assista ao vídeo de lançamento da iniciativa na voz inconfundível de David Attenborough.

 

Partilhar