Ao longo dos últimos seis meses, o mundo mudou. E nós com ele. Foi meio ano de adaptação, de surpresa, quase de ficção científica, mas continuamos aqui. E voltamos a viajar.

Quando, em março deste ano, a redação da Volta ao Mundo – e de quase todos os orgãos de comunicação em Portugal – passou a trabalhar a partir de casa, as perspetivas não eram famosas. Como revista de viagens, estávamos impedidos de fazer o que melhor sabemos: correr o mundo, fotografar e escrever sobre o que encontramos pelo caminho. E o mundo das viagens iria ser um dos mais afetados pela pandemia.

Capa da edição de outubro de 2020 da revista Volta ao Mundo

Para a edição de abril que estávamos a preparar, a nossa dedicatória foi para quem trabalha no setor do turismo. Aos agentes de viagem e companhias de aviação, aos viajantes e aos nossos parceiros, enviámos uma mensagem de capa: “Estamos juntos!” Em maio deste ano, ainda sem quaisquer planos para voltar a viajar, trouxemos para a primeira página um relato de viagens impossíveis de realizar. Não pela pandemia, mas pela inexistência dos destinos de que falávamos: países e territórios que mudaram de nome, que implodiram por razões políticas ou que foram anexados por outros. Já em junho, e ainda sem direito a atravessarmos a fronteira, quisemos apontar a uma nota positiva e elaboramos o Best Of das Férias de Verão, destinos onde tínhamos estado e que nos haviam deixado boas marcas e saudades. E para julho ficou guardado um número histórico, com a capa dedicada a “Portugal é incrível”. Fizemos duelos entre 11 locais de sonho em Portugal e outros tantos espalhados pelo mundo. Só para mostrar que a aposta era no produto nacional. Chegou agosto, o mês por excelência para mergulhos no mar, e quisemos ser otimistas. Para aproveitar assim que fosse possível, escolhemos as 30 melhores praias do mundo, incluindo algumas em Portugal.

No mês passado, voltamos a inovar, elaborando um dossier dedicado às mais de 100 ilhas que podemos encontrar ao largo de Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Não cruzamos os braços, temos esse dever para com quem nos segue há quase 26 anos no papel e, mais recentemente, no online, redes sociais e televisão.

Chegou outubro e voltamos a viajar. Finalmente! A vizinha Galiza e os eternos Açores, um portfólio na invulgar Islândia e um apanhado de 13 destinos assustadores, mesmo a calhar para o Halloween. Não sabemos se a tempestade já passou, mas estamos prontos para a enfrentar. Boas viagens!

Percorra a fotogaleria acima para conhecer alguns dos destaques desta edição.

 

 

 

Ricardo Santos, Editor

Partilhar