Ultrapassar a barreira linguística é um dos grandes desafios de quem viaja. Caso encontre dificuldades em aprender uma nova língua, um grupo de cientistas alemães descobriu uma forma de acelerar o processo.

O cérebro humano está constantemente ativo e a processar informação, inclusive durante algumas fases do sono. Segundo o site Business Insider, um grupo de cientistas alemães do Instituto de Psicologia da Universidade de Berne, conduziu um estudo onde analisou a possibilidade de o ser humano ser capaz de aprender novas informações durante o sono. A pesquisa foi publicada na revista científica Current Biology e liderada pelos cientistas Katharina Henke, Marc Züst e Simon Ruch.

É comum utilizar-se termos como «acordado» ou «a dormir» para definir o estado da consciência humana, mas os cérebros não funcionam de forma tão simples. Durante a noite, a maioria das pessoas passa pelo sono REM (Rapid Eye Movement) e não REM, que conta com quatros fases distintas. Estas etapas são popularmente conhecidas como sono leve (passiva) e pesado (ativa).

Ao longo da experiência, os participantes receberam auscultadores para ouvirem palavras enquanto dormiam. As gravações reproduziam uma linguagem artificial, assim como a sua tradução para o alemão, durante as fases ativas do sono. Estas sugeriam que «Tofer» significava «chave» e que «Guga» traduzia-se para «elefante».

De forma inconscientemente, o cérebro humano foi capaz de formar associações entre as palavras artificiais e a sua tradução. Os resultados apresentaram que, ao acordarem, os participantes eram capazes de determinar se as palavras «Tofer» e «Guga» representavam um objeto grande ou um pequeno.

Marc Züst, co-autor da pesquisa, afirmou num comunicado: «foi particularmente interessante analisar o hipocampo – regulador dos processos de aprendizagem quando estamos acordados – que permaneceu ativo durante a fase profunda do sono. (…) Independentemente do estado de consciência, as estruturas cerebrais moldam a formação de memória.»

A aprendizagem é possível durante o sono, assim pode aproveitar a sua próxima viagem de avião para começar a descobrir uma nova língua. Sabia que o nome de uma cidade portuguesa é o segundo mais difícil de pronunciar do mundo? Descubra-a na fotogaleria acima.

Imagem de destaque: iStock/D.R

Partilhar