Há pouco mais de 100 anos ainda ninguém tinha aqui chegado
[Imagem: Kelvin Trautman/White Desert]

Antártida

É a última fronteira, o menos visitado e populoso de todos os continentes (cinco mil pessoas nas épocas mais preenchidas). Tem cerca de 98 por cento do território coberto por gelo – até ver… – e o dobro da área da Austrália.

Esta é a terra do Polo Sul, só alcançado em 1911 pela expedição do norueguês Roald Amundsen, mas também das atuais empreitadas em prol do ambiente. Graças ao Tratado da Antártida, o território está ao abrigo de 50 nações. Objetivo: investigação científica. Mas será apenas isso? É que por baixo da camada de gelo há muitas riquezas naturais à espera de serem exploradas. Enquanto isso não acontece, embarque nesta viagem única e dispendiosa. A hipótese aqui apresentada faz a ligação na África do Sul, mas também é possível aceder a estes programas e pacotes através da Argentina e do Chile. E, em qualquer dos casos, fica o conselho para os mais distraídos: vá agasalhado.

Nao sendo cientista convidado, a expedição à Antártica não sai nada barata. [Imagem: Kelvin Trautman/White Desert]
Onde ficar?

White Desert Wichaway Camp
Existem vários programas, mas a aventura mais simples, de um dia, com partida da Cidade do Cabo custa 12 000 euros e inclui o briefing na Cidade do Cabo, voo (12 pax) até à Antártida, 1 noite de alojamento na Cidade do Cabo, piquenique no gelo, excursão guiada e algum equipamento necessário para suportar as temperaturas polares.

Descubra aqui os dez refúgios no fim do mundo para descobrir sem sair de casa.

Partilhar