Começo pela ironia de comemorarmos esta data tão especial sem podermos viajar livremente enquanto um vírus, esse sim, dá a volta ao mundo! É uma sensação tão incontornável quanto desesperante, por não conseguirmos fazer o que melhor sabemos, sem fronteiras fechadas, nem máscaras. Fazem-nos falta os abraços em Cabo Verde, a neve em Verbier, os cheiros de Marrocos, a tranquilidade do Tibete, o mar das Maldivas… Faz-nos falta o mundo! Mas nesta junção temporal marcada por 313 edições, o passado enche-nos o peito de orgulho pela referência que a VM se tornou para os portugueses, o presente fortalece-nos e obriga a que reinventemos todos os dias a forma de viajar, o futuro só pode ser nosso. Passo a explicar… Quando o mundo parou devido à covid-19, o mais fácil teria sido parar a produção da Volta ao Mundo e só voltar a editá-la com a dita nova normalidade. “Nem pensar. Vamos dar a volta!”, foi o que mais se disse entre nós. Temos um portfólio riquíssimo, colaboradores com histórias incríveis por contar, leitores de uma fidelidade imensa e uma espécie de revolta dentro de nós que nos fez transcender e, permitam-me que sou suspeito, publicar edições incríveis mesmo perante um dos piores anos de que há memória para o setor das viagens. Não abdicámos de estar sempre perto dos nossos leitores. Em pleno confinamento, mostrámos como se pode viajar com as palavras certas e fizemos viagens impossíveis; depois lançámos o nosso best of e uma edição «histórica» com Portugal pela primeira vez na capa; fomos a praias de sonho e às cem ilhas e ilhéus no nosso país, naquela que foi a nossa primeira edição sustentável; e no mês passado voltámos a viajar. Foi isto que nos trouxe a pandemia: um reinventar constante e a prova efetiva da nossa paixão desmesurada pelo mundo das viagens.

Capa da edição de novembro de 2020 da revista Volta ao Mundo.

Não tenho dúvidas que 2021 será “o” ano das viagens! Acredito que o cenário tenderá a melhorar a partir da primavera, que chegará uma vacina eficaz e que teremos melhores condições económicas. E tenho a certeza que será um ano em que a VM pode e deve continuar a marcar a diferença, no papel e no digital, com aquilo que sabe fazer melhor: contar histórias únicas, mostrar lugares antes de todos os outros e continuar a merecer a confiança dos portugueses quando procuram saber mais sobre um destino para onde querem ir.

Desafio-o a embarcar connosco nesta viagem otimista. Vamos apontar já para 2021. Começamos por ir a Singapura pelas palavras de José Luís Peixoto, a dez incríveis santuários da Natureza, passamos 48 horas pelo sul de França e destacamos os 26 lugares que marcam a História da Humanidade. E sim, vamos continuar a viajar porque, efetivamente, é por si que nós demos, damos e daremos a Volta ao Mundo.

Partilhar