Os benefícios de viajar são aparentemente infinitos.

Tirar todo o seu período de férias disponíveis durante o ano pode ajudá-lo a descansar e a libertar-se do stress do trabalho. Partilhar fotografias com a família e amigos pode ainda fazer com que se sinta mais feliz e uma ida à praia pode mesmo reduzir os seus níveis de «sofrimento psicológico».

E precisa de mais um motivo para viajar? Um novo estudo concluiu que as viagens podem torná-lo mais inteligente e levar certamente a mais oportunidades de trabalho.

De acordo com uma pesquisa realizada por William W. Maddux, professor de comportamento organizacional no INSEAD – Instituto Europeu de Administração de Empresas, em França, os indivíduos que tiram tempo para viajar e se envolver com novas comunidades terão um maior número de ofertas de trabalho graças às aprendizagens multiculturais.

Como explicou a Forbes, o estudo provou que há um elo de ligação entre a capacidade de uma pessoa se adaptar a novas culturas e a vontade que se tem em reconhecer boas perspetivas sobre uma determinada questão. «Quando indivíduos são expostos a um mesmo ambiente multicultural, é a sua abordagem psicológica e o envolvimento com diferentes culturas que determina o crescimento da sua capacidade de integração e o aumento das oportunidades profissionais».

E o estudo de Maddux não é o único que mostra os benefícios cognitivos das viagens. Uma outra pesquisa de 2009, do Journal of Personality and Social Psychology, descobriu que os estudantes que viviam no exterior eram 20% mais propensos a resolver uma tarefa informática do que aqueles que simplesmente ficaram no seu país de origem, informou o Buzzfeed. Além disso, um estudo de 2015 mostrou que aqueles que simplesmente olharam para uma fotografia da natureza durante 40 segundos melhoraram significativamente o seu desempenho na tarefa seguinte, apenas imaginando viajar para um destino natural.

Não é novidade que quanto mais se viaja e mais culturas se conhecem, mais lições e pontos de vista se levam para as ofertas de emprego que surgem no caminho profissional de cada um.

Então do que está à espera? Está na hora de marcar a sua próxima viagem! Se tem um orçamento apertado, percorra a fotogaleria acima e tome nota de algumas dicas para viajar com pouco dinheiro.

Imagem de destaque: Unsplash/D.R

Partilhar