Lale Ülker sublinha que Göbekli Tepe é um dos 18 sítios UNESCO na Turquia.

Texto de Leonídio Paulo Ferreira

Mala diplomática publicada na edição de abril de 2019 da revista Volta ao Mundo, número 294.

Relembra a embaixadora Lale Ülker que «a Turquia tem sido berço de muitas civilizações» e que a cultura nacional resulta dos muitos impérios e civilizações que existiram no seu território «desde os sumérios aos hititas, dos lídios aos bizantinos e dos turcos selêucidas até aos otomanos». Não admira que novas descobertas arqueológicas vão sendo feitas ou preparadas para os visitantes. É o caso agora do sítio arqueológico de Göbekli Tepe, já reconhecido pela UNESCO, fazendo ascender a 18 os locais turcos classificados como património cultural da humanidade.

«Göbekli Tepe é uma maravilha que nos conta os segredos dos primeiros humanos. Cerca de sete mil anos antes das Pirâmides de Gizé, seis mil anos antes de Stonehenge. Göbekli Tepe foi o berço de uma antiga civilização de fé e mistério, uma história com 12 mil anos», explica a diplomata, que chegou no início de 2019 a Portugal.

«Antes de vir para Lisboa, trabalhei cinco anos no Ministério dos Negócios Estrangeiros como diretora-geral da Promoção no Exterior e dos Assuntos Culturais e como presidente da 40ª Sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO, que teve lugar na Turquia em 2016», diz Lale Ülker, que nestes meses de vida em Portugal observou já as muitas afinidades entre os dois países e os respetivos povos, «graças à nossa comum identidade europeia e mediterrânica».

A embaixadora destaca o valor do património cultural para a atração de turistas e nota que a Turquia é já um dos destinos preferidos no mundo, com 46 milhões de turistas em 2018. Agora espera que Göbekli Tepe se torne numa nova atração, trazendo à província de Sanliurfa, no sudeste da Anatólia, gente interessada por aprender mais sobre a história da humanidade, que teve de ser reescrita depois desta descoberta. «Göbekli Tepe é a primeira estrutura feita por seres humanos para fins religiosos, muito antes do início da agricultura», sublinha.

Imagem de destaque © Shutterstock

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.