Veja as fotografias e saiba o que pode acontecer ao seu corpo quando viaja, clicando nas setas.
[Imagens: Shutterstock]
1. Coágulos
Ficar sentado em espaços apertados durante um longo período não só é desconfortável, como também pode provocar coágulos. Svetlana Kogan afirma que nas viagens de avião, «as mudanças de altitude fazem com que a proteína que provoca a coagulação fique ativa. O mesmo acontece numa viagem de carro, com a compressão das veias femorais, ainda que em menor grau do que num avião». Quando viajar, tente levantar-se e andar um pouco - o ideal é a cada 30 minutos. Se tiver algum historial ligado a este problema, poderá pedir ao médico um medicamento para prevenir a coagulação do sangue.
2. Infeções
Quando viaja está mais predisposto a apanhar infeções, seja no avião, num autocarro ou mesmo no metropolitano. «Recebo muitas vezes pacientes com doenças respiratórias imediatamente depois de viajarem para um determinado destino ou regressarem dele», disse Svetlana Kogan. «Os aviões, comboios, metropolitanos e autocarros são locais repletos de bactérias infecciosas».
3. Radiação
Um dos maiores problemas associados a quem voa é facto não se ter a noção dos muitos perigos associados às viagens de avião. Por exemplo, sabia que, se já viajou de avião, esteve exposto a radiações? Especialmente as grávidas terão de ter algum cuidado, pois este facto poderá constituir algum perigo para os bebés. «Um voo de Nova Iorque para Los Angeles expõe uma pessoa à mesma quantidade de radiação que uma radiografia ao tórax», afirmou Svetlana Kogan. Assim, se estiver grávida consulte o seu médico antes de embarcar.
4. Insónias
O facto de viajar para lugares com fusos horários diferentes, de saltar refeições, e dormir na hora errada pode provocar o famoso «jet lag». Este não é necessariamente causado pela falta de sono, mas sim por dormir na hora errada. As insónias levam à fadiga, ansiedade e mau humor. Por isso, o melhor truque é tentar comer e dormir o mais próximo possível da hora local. Assim, poderá lutar mais facilmente contra a sensação de sono conhecida por «jet lag».
5. Dores nas costas
As dores nas costas e no corpo são em geral provocadas pela rigidez, imobilidade, compressão e diminuição da circulação e drenagem linfática. «Oiça o seu corpo», aconselha Svetlana Kogan. «As pessoas têm a tendência para tentar exceder-se quando viajam. No entanto, poderá ficar com dores insuportáveis. Por isso, descanse sempre que possa».
6. Acne
Muitos sentem alterações na pele depois de uma viagem de avião. «A pele reage ao ar seco, tornando-se também ela muito seca, o que pode alterar a oleosidade da sua pele e causar uma reação», disse Svetlana Kogan. «Se tem pele oleosa, é provável que ela se torne ainda mais oleosa, porque está a tentar proteger-se do ar seco». Se viajar de avião, limpe sempre o rosto antes, durante e depois do voo. Estas situações inesperadas podem levar ao aparecimento de acne.
Viajar é, para muitas pessoas, uma das melhores experiências que alguém pode ter. É descobrir novos lugares, culturas e povos diferentes.
Se uns viajam com tudo planeado, outros vão sem data de regresso. A verdade é que, por mais benefícios que uma viagem possa trazer, o nosso corpo acaba sempre por sofrer algumas consequências.
O sitedelifestyle The List entrevistou Svetlana Kogan, médica e autora do livro DietSlave No More, para perceber o que acontece realmente ao corpo de quem viaja.
Conheça, na fotogaleria acima, as possíveis alterações ao nosso corpo quando viajamos.