Se já pensou em visitar a Grande Muralha da China, é melhor pensar novamente. Bem mais perto, no continente Europeu, pode encontrar a segunda maior muralha defensiva do mundo. Sabe onde fica? Descubra nas imagens da fotogaleria acima.

A uma hora de Dubrovnik, na Croácia, há uma muralha de pedra que rivaliza com a Grande Muralha da China.

A Walls of Ston é a segunda maior muralha defensiva do mundo e tem mais de 5 quilómetros de comprimento – existe uma diferença de mais de 21 mil quilómetros entre ambas, no entanto. Graças à enorme semelhança entre as construções, a Walls of Ston começou a ser conhecida como a «Grande Muralha da China Europeia».

Na costa de Dalmácia, a Walls of Ston foi originalmente construída para proteger a cidade de Ston, no século XIV, após esta ser unificada com a República de Dubrovnik.

Durante este regime, grande parte da riqueza da região provinha dos campos e lagos de sal, que na época possuía um valor semelhante ao do ouro. A necessidade de proteger este bem levou a que esta estrutura fosse erguida.

Inicialmente, a muralha media cerca de 7 quilómetros de comprimento e tinha entre 5 a 10 metros de altura, mas parte colapsou devido a diversos sismos. Após um terramoto em 1996, a muralha ficou gravemente danificada sendo necessário iniciar um projeto para a restauração do monumento.

Os viajantes podem visitar e percorrer os caminhos históricos da muralha, que sobreviveu a séculos de invasões. Podem também participar na Ston Wall Marathon, uma corrida anual, de 4, 15 e 42 quilómetros, com apenas algumas centenas de atletas.

Muralha de Adriano

No norte de Inglaterra, na fronteira com a Escócia, pode também encontrar a Muralha de Adriano. É considerada a estrutura mais extensa erguida na história do Império Romano. Construída em pedra e madeira, estendia-se originalmente por 118 quilómetros tendo sido abandonada após os Romanos perderem o domínio na Grã-Bretanha.

Ao longo dos anos a Muralha de Adriano foi se degradando e, hoje, grande parte da estrutura desapareceu na história, perdendo a sua extensão. De forma a preservar secções do monumento, algumas partes têm vindo a ser recuperadas e reconstruídas. Em 1987, a UNESCO distinguiu a muralha como Património Mundial da Humanidade.

A Grande Muralha da China continua a ser uma das mais populares escolhas dos viajantes, mas caso não queira se deslocar para muito longe a Walls of Ston é uma excelente alternativa. Veja a fotogaleria e conheça uma pouco deste tesouro arquitetónico.

Imagem de destaque: Shutterstock/D.R

Partilhar