Okinawa faz parte do arquipélago mais a sul do Japão (Foto: Pixabay)

A ilha de Okinawa, no Japão, é um poço de mistérios. A média etária dos habitantes é um deles, para espanto da própria comunidade científica. A taxa de doenças cardíacas e oncológicas é a mais baixa do Mundo e é comum os locais ultrapassarem os cem anos de idade.

Para além da beleza natural da ilha, a maior do arquipélago mais a sul do Japão, de onde se destacam os recifes de coral e as cavernas de Gyokusendo, Okinawa atrai curiosidade pela especial filosofia de vida praticada desde tempos ancestrais. Predomina o sentido comunitário, como o comprova o moai, conceito que inclui reuniões periódicas entre diversas camadas da população durante as quais são discutidas as necessidades mais prementes a colmatar a nível local e onde é fomentado o espírito de grupo, fazendo da proximidade e entreajuda ponto de ordem que vai passando de geração em geração.

Foto: EPA/Hitoshi Maeshiro

Além disso, como é salientado no livro “Ikigai: O Segredo Japonês Para Uma Vida Longa e Feliz”, dos espanhóis Francesc Miralles e Héctor García, recordado pela BBC, a dieta é outro dos fatores que contribui para a longevidade fora do comum verificada em Okinawa. Rica em vegetais e antioxidantes, praticamente exclui o açúcar e privilegia apenas pequenas doses de comida a cada refeição. O exercício físico é também levado a sério e praticado com regularidade, contributo importante para o incremento dos níveis de saúde física e mental.

Foto: EPA/Hitoshi Maeshiro

Fonte de inspiração é, ainda, a permanente ligação à Natureza. E neste campo Okinawa tem bastantes pontos de referência. Possui vasta área de floresta subtropical, onde se destacam espécies animais e vegetais raras. E outras atrações, como a Century Beach, o Aquário Churaumi – um dos maiores e com espécies mais variadas do Mundo – ou a cascata Hiji.

Com 1,4 milhões de habitantes, Okinawa é um destino a descobrir num Japão repleto de surpresas e segredos surpreendentes.

Partilhar