Aplicação Echoes fornece dados sobre centenas de destinos (Foto: Pixabay)

Chama-se Echoes e é uma aplicação para smartphone que tem ganho sucesso durante o período de pandemia. Num período em que distanciamento social é regra de ordem, oferece informações sobre centenas de lugares em todo o Mundo, incluindo Portugal, e permite desfrutar de um local turístico sem que se corra risco algum de aglomerações indesejadas e o recurso a um guia.

Como funciona o Echoes? É bastante simples, basta descarregar a aplicação, escolher a cidade a visitar, colocar uns auriculares e seguir atentamente todas as dicas sugeridas. Por exemplo, quem estiver no Porto tem à disposição um roteiro de 2,5 quilómetros que percorre todos os pontos de referência indispensáveis, como a Estação de São Bento, o Café Majestic ou a Avenida dos Aliados. À medida que o viajante calcorreia tais spots, a APP vai fornecendo dados históricos sobre os mesmos. E até dá sugestões. Sintra, Aveiro, Mirandela e o Santuário de Fátima também fazem parte da lista de possibilidades em território nacional.

As listas são criadas e disponibilizadas por utilizadores locais, escolhidos por uma painel de especialistas, e muitas vezes complementadas com curiosidades que apimentam ainda mais o percurso a realizar. Além de praticamente todos os destinos principais da Europa, as opções estendem-se a países de outros continentes, com particular destaque para o Brasil e Estados Unidos.

Como lembra o jornal britânico “The Guardian”, um estudo recente da consultora Deloitte estima que até ao final do presente ano de 2020 o mercado de audiobooks cresça 25% em comparação com 2019. E os relacionados com viagens estão no topo das preferências.

Partilhar