Anderson Dias quer entrar para o Guinness Book of Records como o viajante mais rápido do Mundo (Foto: @196sonhos/DR)

Anderson Dias é brasileiro e no passaporte tem carimbos de todos os países. Sim, de todos, nem um só lhe falta.

O impressionante é que conseguiu o feito em somente um ano e meio. Quinhentos e quarenta e três dias, para ser mais concreto. Agora espera que Guinness Book of Records o distinga como o viajante mais completo de sempre. E também o mais rápido.

A façanha de Anderson Dias, contada pela site UOL, começou a 27 de maio de 2018, no Aeroporto de Recife. A primeira paragem foi o Paraguai e daí em diante foi um sem fim de correria por todas as geografias do planeta. Prosseguiu pela América do Sul, tocou todos as nações da Europa, seguiu para a Ásia, andou pela Oceânia e fechou o périplo em África, mais propriamente em Cabo Verde, o último país que visitou. Estava assim concluída a volta ao Mundo por todos os 196 países-membros da ONU. Em tempo recorde.

Foto: @196sonhos/DR

Pelo meio, Anderson foi alimentando a sua página no Instagram, que rapidamente chegou a um milhão de seguidores. E contando peripécias passadas em paragens tão distintas como a fronteira entre a República Dominicana e o Haiti, onde quase foi assaltado. “Várias pessoas tentaram atacar-me e tive que fugir”, revelou. Ou em Espanha, onde era uma da manhã e “todos os hostels da cidade estavam lotados, dormi na rua.” E até no Iémen, país em guerra onde foi obrigado a comprar uma arma AK-47 para o que desse e viesse. “Foi assustador”, confessou.

(Foto: 196sonhos/DR)

Ao UOL, o viajante brasileiro contou ter conhecido cerca de 3.000 pessoas durante a epopeia. Ficava, em média, três dias por país e procurava absorver tudo o que fosse possível das diferentes culturas locais. “Ao viajar consegui entender que não existe o certo e o errado: é cultural. Existe sempre um porquê e uma história por trás das ações e comportamentos”, assinalou. E tantas histórias trouxe Anderson Dias da aventura que lhe ficará para a vida.

Partilhar