Turismo garante 25% do PIB de Cabo Verde (foto: Freepik)

A empresa de serviços médicos e de segurança International SOS voltou a colocar Cabo Verde como um dos países mais seguros para turistas visitarem em 2021.

Segundo o mapa sobre os riscos das viagens, divulgado esta semana, Cabo Verde voltou a estar integrado no lote de pouco mais de uma dezena de países com um nível “insignificante” de riscos para os viajantes. Foi mesmo o único país de África a integrar a lista.

Em 2019, Cabo Verde bateu o recorde de quase 820 mil turistas recebidos, e o Governo tinha traçado a meta de atingir um milhão de turistas anuais até 2021. Este ano vive uma crise económica provocada pela pandemia da covid-19, com o setor do turismo, que garante 25% do PIB, parado desde março, com perdas que podem chegar aos 70%.

A International SOS também considerou seguros destinos como a Gronelândia, a Suíça, a Eslovénia, a Noruega, a Finlândia, a Dinamarca, Anguila e as Ilhas Turcas e Caicos.

Em sentido contrário, os cinco países mais perigosos no mundo para turistas são a Líbia, Síria, Afeganistão, Iraque e República Centro-Africana, concluiu ainda a International SOS, com sedes em Londres e Singapura e que trabalha com organizações internacionais, as maiores empresas multinacionais, governos e organizações não-governamentais, contando com quase três dezenas de centros de apoio a turistas.

O mapa mostra onde os turistas estão mais propensos a enfrentar riscos de segurança, como ameaça de violência política, agitação social, crimes violentos, tendo este ano sido apontados os impactos da pandemia da covid-19.

Partilhar